11 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

11 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Funai identifica indícios de biopirataria no Baixo Jordão

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
15/09/2011 - 04:00
Manda no zap!CompartilharTuitar

A Funai/DF acatou denúncia feita por lideranças da etnia kaxinawa e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade contra a possibilidade de prática de biopirataria realizada na aldeia São Joaquim, na terra indígena do Baixo Rio Jordão. O problema foi identificado há 2 meses. Uma missão feita ao local constatou indícios do crime.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

De acordo com a Funai em Brasília, uma pessoa entrou de forma irregular na comunidade kaxinawa alegando ajudar na confecção de um livro. Com isso, teve acesso a um mapeamento de boa parte da flora da região elaborado pelos índios. “Essa pessoa está agindo de forma totalmente irregular”, alerta o assessor interinstitucional da Funai/DF, Francisco Pyanko. A ‘pessoa’ em questão seria Ricardo Pamfilio de Souza, um dos diretores da ONG Anaí (Associação Nacional de Ação Indigenista).

A equipe de A GAZETA telefonou 2 vezes para a sede da Anaí, localizada em Salvador (BA). Ricardo Pamfílio de Souza pertence ao Conselho Diretor da instituição. Por telefone, uma das coordenadoras da ONG explicou que ‘os trabalhos desenvolvidos por Pamfílio no Acre não têm nenhuma relação com a Anaí’. Nos hotéis da região central de Rio Branco, Ricardo Pamfílio não estava hospedado até o fim da tarde de ontem, embora a coordenação da ONG tenha informado que ‘ele está no Acre’.

A coordenação regional da Funai monitora a situação. Instituições policiais foram acionadas para garantir proteção ao patrimônio genético e dar seqüência às investigações. “A Funai tem conhecimento desse problema e já tomou todas as medidas para garantir a proteção dos conhecimentos tradicionais dos povos da floresta”, afirmou o coordenador substituto da Funai no Acre, Juan Scalia. “Não somos contrários à confecção do livro, mas isso deve ser feito respeitando todos os trâmites que prevê a legislação”.

A elaboração do livro na língua kaxinawa mostrando as peculiaridades da fauna e da flora da região é um projeto antigo de Agostinho Kaxinawa, a carismática liderança indígena da Terra Indígena do Baixo Jordão. Para que o trabalho seja referendado, é necessário ter acompanhamento da Funai que possui um trabalho de articulação com várias instituições de pesquisa e ensino. Com isso, atua como parceira em um trabalho de divulgação dos valores presentes na comunidade fazendo a proteção do patrimônio genético e cultural. Normalmente, a Funai tem acesso ao projeto, apresenta à comunidade e, dependendo da natureza do trabalho, aciona a rede de instituições parceiras. Sem esse acompanhamento do órgão do Governo Federal, o trabalho é considerado ilegal.

Há aproximadamente um mês, representantes da Funai/AC alertaram Ricardo Pamfílio sobre as irregularidades que estava cometendo caso insistisse em proceder sem acompanhamento institucional. ‘Uma parte da comunidade apoia a iniciativa, mas outra parte nega apoio’, relata o assessor interinstitucional da Funai/DF, Francisco Pyanko.

O jornal A GAZETA reforça a informação de que tentou contato com Ricardo Pamfílio na sede da instituição da qual é um dos diretores. Procurou nos hotéis da região central de Rio Branco (onde a coordenação da instituição disse que ele estaria), mas nenhum contato foi possível para que pudesse se posicionar sobre a acusação de prática de biopirataria.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro também quer fazer livro
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro já está em adiantado processo de confecção de um livro que trata da flora da região do Baixo Jordão. “O processo com o Jardim Botânico é totalmente legalizado, respeitando todos os processos”, deferencia o coordenador substituto da Funai/AC, Juan Scalia.

O acompanhamento institucional da Funai é importante para que a comunidade indígena tenha total acesso e controle à finalidade do que está sendo oferecido à comunidade científica. Não saber para qual fim uma informação é destinada abre possibilidade para registro irregular de patentes ou elaboração de produtos sintéticos partindo de princípios ativos presentes nas plantas da região. E, o que é pior, sem benefício material para a comunidade.

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Prefeito em exercício visita obras do Parque do São Francisco

Próxima Notícia

Universo e Meta vencem no Sub-19 Masculino

Mais Notícias

Mais de 60 mil eleitores ainda não regularizaram o título; prazo termina em 6 de maio
4º destaque

Mais de 60 mil eleitores ainda não regularizaram o título; prazo termina em 6 de maio

10/01/2026
Ciclista invade preferencial em rotatória e é atropelado por veículo em Rio Branco
3º destaque

Ciclista invade preferencial em rotatória e é atropelado por veículo em Rio Branco

10/01/2026
Foto: Divulgação/Sejus-DF
2º destaque

Acre registra quase 11 mil violações de direitos humanos em 2025; Rio Branco responde por mais de 7,4 mil casos

10/01/2026
Foto: Assessoria
Destaques Cotidiano

ABDI e Ifac firmam convênio para estruturação de Laboratório de Solos que atenderá Acre e Amazonas

10/01/2026
Foto: Juan Vicent Diaz
Geral

Ufac abre 320 vagas gratuitas para cursos de graduação em cidades do interior do Acre

10/01/2026
Foto: Reprodução
3º destaque

Reajuste do salário mínimo deve gerar impacto de R$ 9,2 milhões por ano nas prefeituras do Acre

10/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Universo e Meta vencem no Sub-19 Masculino

Tara e Augusto conquistam Etapa Juruá / Masculino

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre