2 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Haiti recebe ajuda brasileira em reabilitação

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
22/09/2011 - 17:35
Manda no zap!CompartilharTuitar

Governo brasileiro vai apoiar a construção de um hospital e mais dois serviços específicos de reabilitação; unidades também atenderão a vítimas do terremoto que assolou o país em 2010

O governo brasileiro vai conceder novo apoio ao Haiti, desta vez para a construção de um hospital e mais dois serviços destinados à área de reabilitação. A ajuda brasileira ao Haiti se intensificou em 2010, após as conseqüências do terremoto que assolou o país.

Serão construídos um Hospital Comunitário, além do Instituto Brasil-Haiti de Reabilitação e também um laboratório de órteses e próteses, com o apoio do governo cubano. Os serviços, inéditos naquele país, funcionarão na localidade de Bon Repos, próxima à capital Porto Príncipe.  As três unidades vão beneficiar cerca de 250 mil haitianos por ano.

Com o terremoto do ano passado, o número de pessoas amputadas superou 7 mil. O Brasil vai repassar  5 milhões de dólares para a construção dos três serviços. Outros 2 milhões de dólares serão aplicados em equipamentos médicos. As obras deverão ser concluídas até maio de 2012.  Para trabalhar no Instituto Brasil-Haiti de Reabilitação, serão contratados cerca de 50 profissionais haitianos da área de saúde, com recursos da Agência Brasileira de Cooperação. OInstituto Albert Einstein oferecerá atividades de capacitação.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“A cooperação entre os países é uma via de mão de mão dupla. Todos se beneficiam. Na área da saúde as equipes brasileiras também aprendem a lidar com situações críticas e trazem este conhecimento quando retornam para Brasil, mais qualificados e com mais ferramentas diante das necessidades nacionais”, avalia Eduardo Botelho Barbosa, chefe da Assessoria Internacional do Ministério da Saúde do Brasil. O representante brasileiro salienta que o compromisso do Ministério da Saúde vai além da simples assistência médica. “O auxílio do Brasil será a longo prazo e contribui com o processo de fortalecimento de todo o sistema de saúde haitiano.”

As iniciativas atendem também aos compromissos assumidos pelo Brasil quando da assinatura do Memorando de Entendimento Brasil, Cuba e Haiti para o fortalecimento do sistema de saúde e de vigilância epidemiológica no Haiti, firmado em 27 de março de 2010. Com o memorando, os Ministérios da Saúde dos três países se engajaram juntos na reconstrução do setor de saúde do Haiti, após o terremoto de 2010.

APOIO – O Ministério da Saúde brasileiro já doou ao Haiti 30 ambulâncias com equipamento básico de atendimento, além de oferecer capacitação técnica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192).

Esta ação teve como objetivo estruturar um sistema nacional de urgência e emergência no Haiti. Também foram doadas pelo Ministério da Saúde 360 toneladas de medicamento para o tratamento dos casos graves e moderados de cólera.

O auxílio brasileiro ao Haiti vale-se dos recursos extraordinários do Ministério da Saúde aprovados pelo Congresso Nacional no ano passado, conforme a Lei 12.239, para operações de assistência especial no exterior e assistência humanitária ao Haiti, em iniciativas voltadas para a saúde. As compras foram planejadas pelo Projeto de Cooperação Sul-Sul de Fortalecimento da Autoridade Sanitária do Haiti – o Projeto Tripartite. (Agência Saúde)

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Polícia Militar leva música e cultura para a zona rural

Próxima Notícia

Linhas de ônibus sofrerão alterações a partir deste sábado

Mais Notícias

Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online
Geral

Oportunidade para jovens do Acre: abertas 10 mil bolsas para curso gratuito de inglês com foco no mercado de trabalho

02/07/2025
Empreendedorismo e inovação marcam participação do Sebrae na 20ª edição da Expoacre Juruá
Destaques Cotidiano

Veja regras para acessar shows da Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul

02/07/2025
Gusttavo Lima faz anúncio inesperado e pega público de surpresa: “Decidi”
6º destaque

Gusttavo Lima e atrações locais agitam segunda noite da Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul

02/07/2025
Mutirão garante exames de DNA e reconhecimento de paternidade gratuitos em cidades do Acre
Geral

Mutirão garante exames de DNA e reconhecimento de paternidade gratuitos em cidades do Acre

02/07/2025
MP entra com ação exigindo medidas urgentes para combater queimadas no Acre
5º destaque

Acre registra queda de quase 80% nas queimadas em junho, mas alerta segue para os próximos meses

02/07/2025
Frente fria muda o tempo no Acre com previsão de chuvas intensas neste domingo
1º destaque

Cidades do Acre registram as menores temperaturas da Amazônia nesta quarta

02/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Linhas de ônibus sofrerão alterações a partir deste sábado

Trabalhador demitido ganha direito a aviso prévio de até 90 dias

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre