Processo seletivo da Ufac terá mais de 37 mil candidatos para 2.050 vagas

A reitora da Ufac, Olinda Batista, confirmou na manhã de ontem as informações divulgadas no edital referente ao processo seletivo para o preenchimento de 2.050 vagas, pela primeira vez usando as notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), lançado esta semana. Olinda reiterou a gratuidade do processo e lembrou que só os inscritos no Enem 2011 poderão concorrer às vagas da Ufac após o cadastro pelo site da instituição (www.ufac.br), entre 5 de setembro a 7 de outubro. Inscreveram-se no exame, visando a seleção da Ufac, mais de 37 mil candidatos.

Em 2010, a universidade registrou a participação de 18 mil inscritos. Deste total, 60% pagaram a taxa. Os demais 40% representam o índice de gratuidade que a instituição deve arcar para pagar os custos da logística que envolve a elaboração de provas, pagamento de fiscais, coordenadores. O custo chegou a R$ 1 milhão.
Apesar de dobrar o número de inscritos, a estimativa é de que este número possa ser menor e alcançar 25 mil inscrições. “Muitos podem fazer ou não a inscrição. A gratuidade não garante que as pessoas vão efetivá-la”, disse a reitora.

Em maio, a universidade adotou o Enem como única forma de ingresso aos 30 cursos disponíveis. Estão aptos a disputar as vagas candidatos inscritos no Enem 2011 que tenham concluído o Ensino Médio ou que estejam concluindo e que desejam obter a certificação por meio das notas do exame. Não é permitida a participação de candidatos que não estão inscritos na edição 2011 do Enem que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro de 2011, nos locais a serem informados pelo Inep (organizador das provas).

Para conseguir a classificação, os candidatos deverão alcançar pontuação mínima em cada uma das provas objetivas e 60 pontos na prova de redação. Resultado preliminar poderá ser divulgado 30 dias após a publicação do resultado do Enem. Mas somente após os prazos dos recursos é que deverá sair o tal resultado. A matrícula institucional para os aprovados poderá ser feita de 1º a 3 de março de 2012 e a curricular de 14 a 16 de fevereiro para os cursos iniciados no primeiro semestre. Os cursos que começam no segundo semestre não têm data confirmada para matrícula.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation