Semana da Diversidade abordará sexualidade e religião neste ano

A 7ª edição da Semana da Diversidade aborda neste ano a reflexão e discussão sobre os direitos humanos de homossexuais e a redução da discriminação e da homofobia por grupos religiosos. “Amai-vos uns aos outros: Deus respeita a diversidade” foi o tema escolhido pela organização do evento para, de 7 a 13 de novembro, debater a problemática LGBT no Acre, sugerindo o desenvolvimento de uma cultura de paz. Um assunto sempre muito delicado.

A programação da Semana da Diversidade conta com mostras de filmes, exposições fotográficas, performances culturais e concurso de Rainha LGBT. O show de encerramento da Parada do Orgulho LGBT (a famosa ‘Parada Gay’) será do cantor Edson Cordeiro, convidado na 2ª edição da festa em 2006.

Esta é a primeira vez que a Associação dos Homossexuais do Acre (Ahac) trata de temas e questionamentos ligados à religião e sexualidade. A abertura do evento traz palestra do teólogo e historiador Márcio Retamero, da Igreja Metropolitana do RJ. Também terá a participação do pastor e também teólogo acreano J.

Conceição, da Igreja Batista Tessalônica que atua há 26 anos em Rio Branco e já foi vítima de discriminação por pregar o respeito às diferenças.  “Muitas pessoas crescem ouvindo que uma coisa é errada e multiplica essa idéia. É preciso desconstruir isso. Deus é o próprio amor. As mensagens homofóbicas em nome Dele o colocam como o Deus que rejeita. Isto é incoerente”, diz o pastor.

Conferências LGBT – As conferências LGBT são uma ferramenta importante para a construção de políticas públicas em favor dos direitos de homossexuais. Atendendo orientação do Governo Federal que convocou a conferência nacional pra dezembro, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial decreto para a realização das conferências regionais e estadual. A etapa regional começa em Tarauacá, reunindo os municípios da regional Tarauacá/Envira, no dia 9 de setembro.

Em 13 de setembro será a vez das regionais do Alto Acre, Baixo Acre e Purus que será realizada em Rio Branco e no dia 16, as cidades do Juruá têm o seu encontro em Cruzeiro do Sul. As etapas regionais contam com o apoio e parcerias das prefeituras e comissão organizadora da 2ª Conferência LGBT. A Conferência Estadual está marcada para os dias 25 e 26 de outubro.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation