Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ainda o manejo

No debate que se vem travando nos últimos dias sobre o manejo florestal a sociedade precisa estar atenta, aguçar seu senso crítico, para não cair em algumas arapucas que alguns segmentos vêm armando para tirar proveito político-eleitoreiro ou mesmo por puro revanchismo.

O debate democrático e civilizado é sempre saudável e necessário mesmo. Contudo, é preciso estar atentos para o que realmente interessa. Já se disse e vale repetir que na exploração do potencial madeireiro da região o manejo é um dos poucos senão o único método correto, reconhecido e aceito inclusive mundialmente.

Sem a técnica do manejo, ou se volta para a exploração predatória, por isso mesmo ilegal, ou então se regride para o passado, para o antigo seringal. A impressão que dá – e não é só impressão – é a de que alguns segmentos políticos estão pretendendo essa volta.

Evidentemente que se há desvios, erros ou qualquer problema que se denuncie e se corrijam. Como não se deve aceitar a exploração meramente politiqueira ou revanchista.

 

Sair da versão mobile