X

Marco histórico

Embora restem ainda alguns quilômetros a serem pavimentados, o governador Tião Viana anuncia hoje o tráfego ininterrupto da BR-364 até Cruzeiro do Sul, passando pelos vales do Purus e Iaco e municípios do Vale do Juruá. É um marco histórico para o Acre por significar, depois de mais de 100 anos de sua criação, a interligação de ponta a ponta do Estado.

Mesmo interligados por outros meios de transportes, como barcos e aviões, a rigor, os habitantes do Vale do Juruá nunca se sentiram plenamente ‘acreanos”. Ao longo de mais de um século, sofreram todo tipo de privações por falta dessa ligação com os centros de decisão política, econômica e cultural, concentrados na Capital. Até mesmo, ‘apartados’ dos seus conterrâneos dos vales do Acre e Purus.

Este já seria motivo suficientemente forte para comemorar este feito histórico. Porém, há outros, como as perspectivas que se abrem para o desenvolvimento daquela região. Não se ignora que ao longo do traçado de uma rodovia possam surgir também problemas.

Contudo, se projetos de desenvolvimento sustentáveis forem elaborados e executados, as populações localizadas ao longo de seu trajeto e entorno só tendem a ganhar melhores condições de vida. Do isolamento, da miséria é que não pode esperar nada.

Categories: EDITORIAL
A Gazeta do Acre: