Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sem radicalismos

O Comando da Polícia Militar precisa ser cuidadoso, hábil em contornar possíveis desdobramentos que possam surgir com a possível punição de soldados da corporação que se envolveram em uma manifestação no começo do ano, cujos resultados do inquérito apareceram agora.

Como se recorda, em maio passado, houve uma manifestação bastante ruidosa e acirrada de uma parte da corporação e do Corpo de Bombeiros por melhorias salariais e condições de trabalho. Soldados foram às ruas, obstruíram a saída de viaturas do quartel e alguns bombeiros abandonaram seus postos no aeroporto. Como houve também manipulação política do movimento.

Evidentemente que a legislação e o código disciplinar que regem as corporações devem ser cumpridos. Os próprios envolvidos no caso sabiam e sabem disso. No entanto, é preciso ter a sabedoria e a habilidade suficientes para não transformar o episódio em uma deflagração política, piorando ainda mais a situação com radicalismos. O que vale, aliás, para os dois lados. A sociedade quer e precisa de segurança pública e é isto que está em jogo.

Sair da versão mobile