Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Situação explosiva

A Polícia Federal, através de suas entidades de classe, realizou ontem nos estados que fazem fronteira com outros países, inclusive aqui no Acre, o que denominou de “Operação padrão” para chamar a atenção das autoridades e da sociedade para um grave problema: a falta de pessoal e recursos para combater o narcotráfico, o contrabando e outros tipos de criminalidade.

Quando a opinião pública esteve durante vários dias voltada para a retomada da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, assistindo, atônita, as apreensões de drogas e um verdadeiro arsenal bélico, pouco ou nada se comentou que a situação chegara a este ponto por um outro problema: a omissão do Estado na guarnição das fronteiras, por onde entram essas drogas, armas e munições.

O Governo, em suas várias instâncias, federal, estadual, sabe disso e tem feito reiteradas promessas de investir em mais pessoal e recursos técnicos para combater esses crimes. Até agora, porém, pouco ou nada se viu de concreto para mudar essa situação cada vez mais explosiva e perigosa para os interesses nacionais.

Sair da versão mobile