O Acre comemora hoje uma das datas mais significativas de sua história, 108 anos da assinatura do Tratado de Petrópolis, pelo qual este território foi, oficialmente, anexado ao Brasil e, ao mesmo tempo, consolidada o que ficou conhecida como a Revolução Acreana.
Novos documentos históricos devem surgir agora com a abertura dos arquivos nacionais. Contudo, não deverão mudar a essência do que se realizou aqui neste lado mais ocidental da Amazônia: a conquista de um território por um bravo povo que fez a opção de ser brasileiro. Isso será inquestionável sempre.
O que se tem a fazer sempre e daqui por diante é consolidar e valorizar essa belíssima história, agora através do trabalho e da participação de todos nos projetos de desenvolvimento econômicos e sociais em curso ou que estão para serem engendrados.
Com uma história relativamente nova, pouco mais de um século, o Acre tem a vantagem de distinguir melhor e optar pelo que mais convém para seu desenvolvimento, com os erros e os avanços acumulados.