X

Juracy Nogueira abre campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

 

O prefeito em exercício  de Rio Branco, vereador  Juracy Nogueira, abriu nesta quinta-feira a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres em evento na Casa Rosa Mulher. Compareceram ativistas de defesa dos direitos da mulher, gestores públicas, representantes de organizações e usuárias da Casa Rosa Mulher. “A gente fica feliz quando vê este trabalho sendo feito”, disse Juracy Nogueira.

Essa campanha foi criada em julho de 1981, durante o 1º Encontro Feminista da América Latina e Caribe organizado em Bogotá, Colômbia. Neste encontro, houve uma série de denúncias  de violência de gênero, desde os castigos domésticos às violações e torturas sexuais, o estupro, o assédio sexual, a violência pelo governo, incluindo a tortura e o assassinato das irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Teresa), em 1960, pelo ditador Rafael Trujilo, na República Dominicana. Em 1999, as Nações Unidas reconheceram oficialmente o  25 de novembro como o Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres. Atualmente a campanha é realizada em 159 países no período de 25 de novembro a 10 de dezembro.

O tema da campanha este ano é “da paz no lar, até a paz no mundo: a violência e seus impactos na vida das mulheres”, e conclama a população a envolver-se nessa temática, reafirmando que a violência contra as mulheres é uma violação  dos direitos humanos, ao mesmo tempo em que convoca todas as pessoas e instituições a se comprometerem com esta luta.

No Acre, a Prefeitura Municipal de Rio Branco, o Governo do Estado, os Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Mulher, bem como o movimento organizado de mulheres estão com muitas atividades em favor da Campanha 16 Dias  de Ativismo, acreditando que só com a junção do poder público e dos movimentos  sociais é que a sociedade conseguirá construir uma sociedade mais justa para mulheres e homens.

Nesse sentido a Coordenadoria Municipal da Mulher (Comulher) e o CMDM, além de integrarem e participarem da programação geral dos 16 Dias, estarão mobilizando a população para eventos como panfletagem, sessão pipoca para mulheres que estão fazendo curso na Casa Rosa Mulher, atividade de sensibilização, caminhada e distribuição de material, além de muitas outras ações.  “Vamos estar trabalhando com muito ênfase neste tema”, resumiu Rose Scalabrin, da Comulher. (Ascom PMRB)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: