Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

O que importa

Não há como negar que os acreanos foram surpreendidos ontem com o veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto-de-lei aprovado no Congresso, que devolvia o antigo fuso horário do Estado e parte do Amazonas e Pará. Agora, é preciso superar as paixões político-partidárias que envolvem a questão, analisar os motivos e ver ainda o que se pode fazer para fazer valer a vontade popular.

Pelo que se lê no veto presidencial, o motivo principal seria o de que o texto do projeto não contempla as especificidades dos três estados em questão, o que corroboraria a tese de alguns segmentos políticos e jurídicos que o processo de mudança e toda a sua tra-mitação foi mal elaborado e conduzido desde o começo.

Tanto é que se houve o referendo no Acre para se aferir a vontade da população, nos outros dois estados não e este seria um dos motivos que teria levado a presidenta a vetá-lo.

Nem tudo, porém, está perdido. A matéria deverá voltar ao Congresso e os senhores parlamentares terão mais uma oportunidade e a obrigação de corrigir as falhas para fazer valer a vontade popular. 

Sair da versão mobile