Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Risco do colapso

Ainda não é oficial, mas já se anuncia que a prefeitura da Capital deverá devolver ao Governo do Estado a companhia de águas e saneamento (Saerb) por total falta de condições financeiras de continuar operando o sistema.

O fato em si já chama a atenção se não houvesse o precedente que a companhia, outrora com outra designação, já pertencera ao Estado e foi repassada para a prefeitura como, então, solução para os problemas deste setor.

A situação a que chegou a companhia está a indicar que a prefeitura não tem mais condições, que vem acumulando um déficit incompatível com suas receitas e a solução seria devolvê-la ao Estado.

Independentemente dessas questões, o que se espera é que as autoridades maiores do município e do Estado, com seus quadros técnicos, cheguem a um consenso e tomem as medidas recomendadas para contornar essa crise.
A cidade está crescendo, se expandindo e sem saneamento básico corre o risco de entrar em colapso, com todas as conseqüências previsíveis. Uma delas, o recrudescimento de doenças epidêmicas.

Sair da versão mobile