X

Estudantes do Acre são os melhores do Norte e Nordeste em operações com centavos

 Nas regiões Norte e Nordeste, os estudantes acreanos do ensino fundamental público são os melhores em operações matemáticas com centavos. Essa é uma das conclusões de um estudo feito com exclusividade para o UOL Educação com as notas da Prova Brasil de 2009. O exame serve para avaliar os estudantes e é utilizado no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Acre aparece entre os 11 Estados com média de aproveitamento de 30%, índice considerado como padrão adequado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A pesquisa também constatou que nove em cada dez alunos de escolas públicas brasileiras do 9º ano (antiga 8ª série) não sabem fazer contas com centavos.

Os estudante não consegue fazer operações de adição, subtração, divisão ou multiplicação que envolvam centavos em unidades monetárias, resolver problemas com porcentagens ou reconhecer um círculo e uma circunferência. “Nós sabíamos dessa deficiência. Essa colocação é motivo de alegria e satisfação, não apenas para nós educadores, mas para todos os acreanos. O governo estadual compreendeu que a educação é prioridade porque impulsiona o desenvolvimento de um povo”, assim avaliou o diretor de ensino médio da Secretaria Estadual de Educação (SEE, Josenir Calixto. 

A Prova Brasil é aplicada para alunos do 5º e 9º anos do fundamental de escolas públicas municipais e estaduais, de áreas rural e urbana, que tenham, no mínimo, 20 matrículas na série avaliada. O exame acontece a cada dois anos e os dados mais recentes disponíveis são os da prova de 2009. “Do ponto de vista da aprendizagem adequada, a gente ainda precisa melhorar muito. Isso tanto se aplica tanto no ensino médio quanto no final do ensino fundamental, acrescentou Calixto”.

O Acre está entre os 10 estados com os melhores resultados no Ideb. Os dados foram repassados aos Estados pelo MEC. O Ideb é um indicador que mostra um retrato de como está a educação no país.

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: