Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Parceria reduz em quase 200% número de processos na 2ª Vara da Família

O trabalho em parceria entre Ministério Público do Acre, o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública reduziu em quase 200% o número de processos na 2ª Vara da Família do Fórum de Rio Branco. Em janeiro de 2009, havia no acervo 2.177 processos em andamento.
Processos 2 vara
Mesmo sendo adicionada uma média de 200 processos por mês, o número caiu para 805 em novembro de 2011. “Foi um decréscimo significativo”, comemora o juiz da 2ª Vara da Família, Fernando Nóbrega da Silva.

Em entrevista coletiva realizada ontem pela manhã, o juiz Fernando Nóbrega, o promotor de Justiça da 7ª Promotoria Cível, João Marques Pires, e o defensor público, Antônio Maia, apresentaram o relatório que confirmou a agilidade da prestação de serviços. “O cidadão quer uma resposta, negativa ou positiva”, analisou. “Todo nosso empenho foi para que o tempo de espera por uma resposta ficasse cada vez menor”.

 

O defensor público Antônio Maia disse que a Vara da Família tem peculiaridade que, muitas vezes, dificultam o andamento dos processos. “Quando os conflitos chegam aqui, as partes envolvidas, pertencendo à mesma família, têm que conviver durante o andamento do processo”, explica. “Uma audiência aqui na Vara costuma ser mais longa do que em outro lugar porque é necessário dar a eles o espaço para expressar as suas angústias”.

Mudanças na legislação também foram apontadas como fator que proporcionou maior agilidade nos julgamentos dos processos. A nova lei do divórcio serviu como exemplo. A nova lei acabou com o tempo mínimo exigido para o divórcio e isso contribui para trazer mais agilidade na conclusão dos processos.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Acre

Sair da versão mobile