Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Encurralados

Aquilo que se previa aconteceu: informações vindas da fronteira ontem davam conta que cerca de cem migrantes haitianos estavam, literalmente, encurralados sobre a ponte que liga o Acre ao Peru, sem poder entrar no Brasil e sem poder voltar aquele país, de onde vieram, depois de fazer a rota da migração.

O problema era fácil de se prever devido às ultimas medidas adotadas pelo Governo brasileiro de reduzir a entrada desses migrantes e pela posição dos países limítrofes, como o Peru e a Bolívia, de não permitirem sua estadia em seus territórios.

Com isso aumenta o drama desses refugiados, que já virou uma tragédia humanitária, sem que os diversos governos tomem medidas mais abrangentes para disciplinar essa migração que até então estava ocorrendo sem nenhum controle. Pior do que isso, à mercê da cobiça criminosa de atraves-sadores, os chamados “coiotes”.

Significa que novas medidas deverão ser tomadas pelo Governo brasileiro para resolver o problema, considerando que o Acre não tem condições de resolvê-lo sozinho. Antes que aconteça o pior dado à gravidade da situação na fronteira.

Sair da versão mobile