Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais e sempre

Como já se assinalou, não há nada de anormal ou fora de órbita no volume de chuvas que está caindo no Estado. Faz parte do chamado “inverno amazônico” e deve aumentar e persistir por alguns meses. O que está errado é a ocupação inadequada e desordenada nas cidades, sobretudo, aqui na Capital, onde já se contabilizam dezenas de bairros inundados, desalojando seus moradores.

É sobre este ponto que se deve refletir e insistir sempre. Como se sabe, trata-se de um problema antigo, que vem se sucedendo com menor ou maior incidência ao longo das várias administrações públicas e neste ponto também nenhum partido, a rigor, pode bater no peito e eximir-se de responsabilidades. Quem assim proceder, está fazendo pura politicagem.

O que se deve fazer e exigir dos administradores públicos e da sociedade é o compromisso de ir corrigindo este problema crônico da ocupação errada e desordenada do solo, como, por exemplo, ocupações e invasões em áreas reconhecidamente alagadiças. Para tanto, é preciso continuar investindo mais e sempre mais em habitações populares, ao mesmo tempo, recompondo as margens dos rios e igarapés. Não há outra saída.  

Sair da versão mobile