Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

O fato é grave

A rigor, ainda não se sabe o que teria levado uma das empresas aéreas a cancelar seus voos para a Capital, a partir do mês que vem – se por falta de passageiros ou pelas más condições da pista do aeroporto. Por um ou outro motivo, o fato é grave e precisa ser devidamente esclarecido.

O que não se pode negar é que as condições da pista do aeroporto da Capital são precárias. Segundo alguns técnicos em aviação, perigosas até e o problema vem se arrastando há vários anos sem que seja resolvido de maneira satisfatória e definitiva.

Basta ver que na última terça-feira à noite todos os voos foram cancelados e não foi por falta de passageiros. Aliás, essa alegação da Gol Linhas Aéreas não se sustenta, considerando que o fluxo de passageiros também é significativo como em outros estados. Há outros fatores a serem esclarecidos e a empresa tem obrigação de fazê-lo, já que explora um serviço de concessão pública.

Contudo, o que importa mesmo é que se conclua a reforma da pista. Neste caso, a responsabilidade maior cabe à Infraero que, literalmente, vem se limitando a “tapar buracos”, acarretando sérios transtornos e prejuízos para a população deste Estado.

Sair da versão mobile