Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Transparência necessária

Necessária e elogiável, sob todos os aspectos, a atitude do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Adair Longuini, de publicar os vencimentos dos desembargadores e juízes nos diversos graus que atuam aqui no Estado.

Necessária para esclarecer a sociedade sobre um tema quase sempre guardado em segredo e que, como se tem visto na mídia nacional nos últimos meses, tem suscitado acirrados debates dentro da mais alta corte judicial do país e das várias entidades representativas do Judiciário.

Se há uma instância pública sobre a qual não devem pairar dúvidas ou suspeições é o Judiciário, embora muitos dos seus membros ainda insistam numa cultura atávica de que seriam intocáveis. Um juiz, um desembargador ou outro membro desse poder são antes de tudo servidores públicos e como tais devem se comportar e prestar contas de seus atos, inclusive dos seus ganhos.

Por isso, atitudes como esta do presidente do TJ/AC são benéficas e até pedagógicas para dar a devida transparência a tudo o que se passa naquele poder.

Sair da versão mobile