Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sem moral para exigir

O discurso do deputado Luis Tchê (PDT) cobrando do governador Tião Viana detalhes da dívida do Acre com a União foi o famoso “querer chamar atenção”. O parlamentar, que é segundo secretário da Aleac deveria, antes de tudo, divulgar no site do Legislativo acreano os gastos dos deputados.

Também em outros estados os parlamentares divulgam um balanço de suas atividades e de seus gastos, mas no Acre não. É justo e legal que o governo divulgue informações como essas. Afinal, a população precisa saber o tamanho das dívidas, os gastos e as receitas da gestão pública.

A cobrança de transparência dos gastos públicos é algo que merece aplausos, mas não quando é feita apenas para satisfazer seus próprios interesses. Louvável também a iniciativa da Unale em cobrar a revisão das dívidas dos estados com a União.

Mas, antes de exigir ou cobrar algo, é preciso dar exemplo. E nesse caso, o deputado precisa fazer primeiro o dever de casa para depois fazer exigências. A população também quer transparência na Assembleia Legislativa do Acre. Afinal, o deputado divulga os gastos de seu gabinete que são feitos com o dinheiro público?

Sair da versão mobile