Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Só com educação

O Dia Internacional da Mulher, mais do que festas, deveria servir para uma séria reflexão sobre o verdadeiro papel que elas exercem na sociedade e o quanto ainda a sociedade precisa reconhecer seu valor e respeitá-las.

Se é verdade que houve avanços significativos na valorização da mulher, sobretudo, na cultura ocidental, há problemas ainda graves a serem resolvidos como o da violência. São incontáveis e graves ainda os casos de mulheres vítimas de todo tipo de agressões, que vão desde o espancamento brutal até aos crimes hediondos que chocam a sociedade pela sua extrema brutalidade.

Nem sempre a tão propagan-deada liberação dos costumes tem por si só contribuído para a verdadeira valorização das mulheres e sua inserção na sociedade. Ao contrário, às vezes, tem mais prejudicado do que contribuído, transformando-as em objetos de consumo.

No fundo, trata-se de um processo fundamentalmente de educação, no sentido mais abrangente do termo. Educação dos homens, educação das mulheres, educação da socie-dade. O resto vem por acréscimo.

Sair da versão mobile