Dom Moacyr é homenageado pela OAB/RO

O arcebispo emérito de Porto Velho e ex-bispo do Acre Dom Moacyr Grecchi foi homenageado na tarde de ontem (16), às 17h, pela seccional rondoniense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO). A honraria foi concedida pela sua rica história de lutas em defesa dos direitos cívicos dos povos menos favorecidos e pelo seu extenso papel na difusão dos princípios do cristianismo e na defesa do ecumenismo como forma de união aos cristãos.

 A homenagem a Dom Moacyr fez parte de uma ampla programação da OAB do Estado vizinho (local onde o ex-bispo acreano reside atualmente), que começou com o primeiro Encontro de Procuradores Municipais de RO e com a palestra sobre o Exame da Ordem do secretário-geral da OAB nacional, Marcus Vinicius F. Coelho. O ato solene foi feito durante a sessão do Conselho Estadual da OAB/RO.
De acordo com o presidente da OAB/RO, Hélio Vieira, não poderia haver homenageado mais conceituado do que o ‘eterno’ bispo Dom Moacyr. Para ele, o sacerdote é, mais do que um líder espiritual, um importante ator social ao defender os valores da cidadania e ao se mostrar sempre à disposição para ajudar e dar voz aos que mais precisam. 

 Dom Moacyr tem 76 anos, dos quais 13 anos foram prestando serviços em Rondônia e 27 anos foram no Acre. Aqui, ele assumiu a Diocese de Rio Branco em 1972 e foi uma personalidade sempre ativa e marcante na resolução dos conflitos agrários entre seringueiros/posseiros e fazendeiros. Na época, ele foi o grande inspirador de movimentos sociais (em especial, com as Comunidades Eclesiais de Base) e maior denunciante de crimes que aconteciam contra os povos indígenas e trabalhadores rurais.

 Por todo o seu histórico nos 2 estados, Dom Moacyr é considerado um dos maiores e mais virtuosos nomes do episcopado brasileiro.

 O presidente da OAB/AC, Florindo Poersch, esteve presente na programação do Ordem em RO.

dommoacirhomenagem1

Assuntos desta notícia

Join the Conversation