X

Integrantes dos Soldados da Borracha pedem apoio ao Senado Federal e Câmara

Com a semana de trabalho planejada e organizada, integrantes do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia, trabalham duro dentro do Senado Federal e Câmara Federal na tentativa de conseguirem apoio definitivo para aprovação da PEC 556/2002, de autoria da Senadora Vanessa Grazziottin /AM, que trata e propõe estender aos Soldados da Borracha as mesmas vantagens e benefícios concedidos aos ex-combatentes que atuaram no Front  europeu na Segunda Guerra Mundial, no caso a pensão especial que os pracinhas recebem, os mesmo ex-combatentes.

Buscam também apoio máximo para a constituição de uma Audiência Pública que irá discutir, denunciar e mostrar para o Brasil as graves violações dos Direitos Humanos cometidas aos Seringueiros e Soldados da Borracha nos antigos e distantes seringais na era Vargas. O objetivo maior é reunir toda a bancada da Região Norte como: Pará, Amazonas, Acre e Rondônia com a finalidade de se criar uma frente única em defesa da categoria e pressionar a Câmara Federal e o próprio Governo a reconhecerem que Soldados da Borracha, exerceram serviços militares com grau de riscos da mesma equivalência dos que foram para guerra, pois somente dentro dos seringais morreram aproximadamente vinte e cinco mil pessoas, segundo dados de próprios organismos do Governo, todos vítimas dos perigos da selva, doenças, ataques de índios e mortes por encomendas a mando dos barões da borracha no período do estado novo.

Segundo George Telles, vice-presidente do sindicato, a proposta de Emenda Constitucional está paralisada desde 2002, vários parlamentares expediram requerimento pedindo a votação e hoje ela encontra-se pronta para ir ao plenário.

As informações atualizadas dão conta de que o último parlamentar rondoniense a se manifestar e a fazer mais um pedido de requerimento foi o recém empossado Deputado Federal Marcos Rogério do PDT/RO, requerimento nº 4195/2012. No dia 14 do mês vigente  Nilton Capixaba também parlamentar de Rondônia, fez pronunciamento na tribuna pedindo providências e aceleração da proposta, pois em seu discurso denunciou o abandono e a condição miserável e de esquecimento em que se encontra a categoria.

Mas a surpresa maior partiu de uma reunião agendada há muito, entre integrantes do sindicato e a assessoria do  Senador do PMDB Valdir Raupp, de Rondônia também. Após levarem documentos e darem conhecimento sobre o assunto ao parlamentar, o mesmo se atentou preocupadamente com as reivindicações, e na presença dos sindicalistas, encaminhou uma  outra reunião  dos presentes com a Deputada Federal Marinha Raupp/RO, atual chefe da bancada do estado. (Rondo Notícias)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: