Governo Federal lança PRONACAMPO

A presidente Dilma Rousseff lançou, no Palácio do Planalto, o programa nacional de educação no campo, o PRONACAMPO. Serão investidos 1 bilhão e 800 milhões de reais por ano nas escolas rurais em todo o país.
Pronacampo
O programa prevê a construção e reforma de escolas, qualificação de professores e a criação de disciplinas adaptadas à realidade dos estudantes da zona rural. Para presidente Dilma Rousseff, o investimento na educação no campo é estratégico para o país.

“Essa agricultura familiar, será a base de um país democrático, um país que garante a oportunidade para esse povo” disse Dilma Rousseff.

Na região norte quase 5 milhões de alunos estão matriculados na zona rural,  e a grande maioria não conta com energia elétrica, laboratórios, biblioteca ou espaços de lazer. Representantes da região estiveram presentes no lançamento para pedir mais atenção à educação na região, principalmente para o transporte dos alunos.

Segundo Ronildo Nogueira presidente do sindicato dos pescadores do Amazonas “Pescadores e pescadoras precisam desse tipo de assistência, principalmente os da terceira idade e nossas crianças, que estão nos bancos das escolas e que essas lanchas possam atender as demandas dos ribeirinhos”.

O ministro da educação, Aluizio Mercadante, afirmou que é melhor investir no campo do que urbanizar. Mas que no norte a situação é um pouco mais delicada do que nas demais regiões do país.   

“Nos temos algumas dificuldades logísticas na região norte, mas iremos fortalecer o sistema de lanchas para maior mobilidade e expansão de todo o programa didático e investir o dinheiro direto na escola. Todos esses instrumentos estarão orientados para a região norte” afirmou o  ministro da educação, Aluizio Mercadante.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation