1 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

1 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Urnas Eletrônicas: teste no TSE prova que sigilo do voto é frágil

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
27/03/2012 - 18:29
Manda no zap!CompartilharTuitar

Uma equipe de especialistas em informática liderada por um professor da Universidade de Brasília (UnB) conseguiu quebrar ontem (21/3) o embaralhamento de votos que é feito dentro das urnas eletrônicas brasileiras – mostrando na prática que a máquina de votar em uso no país não garante o sigilo do voto, cláusula pétrea prevista no Artigo 14 da Constituição. 

A equipe coordenada pelo professor Diego de Freitas Aranha conseguiu montar a sequência exata de votos dados por 485 eleitores simulados no decorrer da 2ª. edição dos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação Brasileiro promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sua sede, em Brasília,  iniciados no último dia 20 e que terminam hoje (22/3).

O episódio foi testemunhado pela observadora do PDT junto ao TSE para acompanhar os testes, Dra. Maria Aparecida Cortiz, que também assistiu  a entrevista que o professor Diogo Aranha deu à TV Unb – anunciando o sucesso de sua equipe em quebrar a segurança da urna. Segundo Maria Cortiz, basta alguém, mesário ou um  fiscal de partido por exemplo, anotar os nomes dos eleitores pela ordem de votação nas secções, no dia da eleição,  para o sigilo do voto ser completamente  quebrado.

“Esta possibilidade  é grave porque o voto, além de universal, precisa ser secreto – isto é a base do sistema democrático”, argumentou a advogada, acrescentando ainda que o fato em si prova, de forma definitiva, que as críticas dos partidos políticos à fragilidade do sistema eleitoral brasileiro, como um todo, procedem.

Ela acrescentou:“Os investigadores só tiveram acesso a uma parte do sistema, exatamente a máquina onde são depositados os votos, e conseguiram descobrir a ordem de entrada dos votos na máquina, o que permite saber quem votou em quem. Só que as fragilidades vão além – estão também no cadastro eleitoral, onde a existência de eleitores fantasmas é fato comprovado; e também na totalização – já que esta é fechada à fiscalização, sem acesso de ninguém.”

Disse ainda que exatamente pelo fato dos testes promovidos pelo TSE terem sido excessivamente restritos, é que partido algum se interessou em participar dos testes de segurança, já que as complexidades e fragilidades são muitas.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Os testes começaram na manhã de terça-feira (20) com 24 investigadores inscritos para executar “ataques” à urna eletrônica e seus componentes, podendo, para tanto, segundo o TSE, visualizar o código-fonte da urna, tudo sob a supervisão da Comissão Disciplinadora dos testes. A iniciativa do TSE, segundo nota divulgada à imprensa, “visou dar mais transparência ao processo eleitoral e comprovar a sua confiabilidade e segurança, possibilitando aos participantes a identificação eventuais falhas do sistema relacionadas à violação da integridade e ao sigilo do voto”. Porém, cada tentativa precisa antes ser informada e autorizada pela Comissão Disciplinadora. A primeira edição dos testes públicos do TSE foi realizada em 2009.

Todos os testes são acompanhados pelas comissões Avaliadora e Disciplinadora nomeadas pelo TSE, e também por observadores, especialmente das áreas de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação. Todo o ambiente de testes é permanentemente monitorado por câmeras e o acesso à internet dos investigadores, nos três dias de teste, também é supervisionado pela Comissão Disciplinadora em ambiente separado.

Os resultados e as conclusões finais serão apresentados em audiência pública no próximo dia 29 de março, às 10h, também na sede do TSE. Os investigadores que efetivamente tiverem participado do evento receberão certificados de participação, que serão entregues pelo presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski. (O noticiado)

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Acre é contemplado com Fundo Socioambiental da Caixa

Próxima Notícia

Senado aprova fim do pagamento dos 14º e 15º salários dos parlamentares

Mais Notícias

Em seu 1° discurso na Câmara, Joabe Lira defende ampliação de berçários nas creches
POLÍTICA

Joabe faz balanço dos 6 meses de trabalhos na Câmara: ‘estamos no caminho certo’

01/07/2025
Samir Bestene critica Marina Silva, alvo de ataques no Senado: ‘discurso hipócrita’
POLÍTICA

Samir denuncia más condições da estrada do Quixadá e diz que comunidade pode ficar isolada

01/07/2025
PT confirma pré-candidatura de Cesário à Aleac e ressalta que nome é estratégico para o partido
Destaques Cotidiano

PT confirma pré-candidatura de Cesário à Aleac e ressalta que nome é estratégico para o partido

01/07/2025
Bocalom elogia Mailza Assis e diz que só entrará na disputa pelo governo se houver “chamamento da direita”
POLÍTICA

Bocalom elogia Mailza Assis e diz que só entrará na disputa pelo governo se houver “chamamento da direita”

27/06/2025
Mara Rocha vota na sede do Instituto de Meio Ambiente, na capital acreana: ‘vamos quebrar o ciclo de uma política ultrapassada, de 28 anos’
POLÍTICA

Mara Rocha confirma pré-candidatura ao Senado e revela aliança dos sonhos para 2026

27/06/2025
Único seringal urbano do mundo, Parque Capitão Ciríaco preserva história viva do Acre no Centro de Rio Branco
POLÍTICA

PT do Acre define André Kamai como novo candidato à presidência estadual do partido

27/06/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Senado aprova fim do pagamento dos 14º e 15º salários dos parlamentares

Perpétua e Petecão vão à Embaixada Boliviana por estudantes brasileiros

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre