Catedral divulga programação da Semana Santa

Programação CatedralÉ Semana Santa e, como já é tradição, a Igreja Católica preparou uma série de atividades para não deixar a data passar em branco. A Catedral Nossa Senhora de Nazaré de Rio Branco divulgou a programação completa da Semana Santa na cidade. A campanha já começou e segue até domingo, com a missão de seguir os mesmos moldes de celebrações anteriores. Ela é voltada à valorização e ao resgate dos princípios fundamentais de amor e união transmitidos durante a paixão e morte de Jesus Cristo (maiores eventos bíblicos). 

As atividades tiveram início ontem (1º), Domingo de Ramos, com a Benção seguida da Procissão de Ramos, em frente à Biblioteca Pública e indo até a Catedral, terminando com a celebração da Santa Missa.

De hoje até quinta, a programação segue com as confissões às 8h da manhã e às 15h da tarde, com algumas variações. Hoje, ao meio dia, haverá a Santa Missa e, às 19h, terá a celebração penitencial. Amanhã (4), às 19h, haverá a Missa Crismal, com o Jubileu dos Presbíteros. Já na quinta (5), às 19h, será a vez da cerimônia especial do ‘Lavar Pés’, em alusão à famosa cena da Ceia do Senhor. A seguir, às 20h, será realizada a tradicional missa de ‘Adoração ao Santíssimo’.

Na sexta-feira santa (6), o dia começa com a ‘Adoração ao Santíssimo’ (6h: RCC; das 7h às 8h: Movimento Mãe Peregrina; das 8 às 9h: Legião de Maria e Apostolado de Oração; das 9 às 10h: Casais do ECC; das 10 às 11h: ministros extraordinários da Comunhão Eucarística; das 11 às 12h: equipes de liturgia, com cantores, catequizandos, jovens e coroinhas, etc).

A partir das 15h de sexta, começam os grandes eventos, com a celebração da Paixão e  Morte de Jesus Cristo. Às 17h, será a vez da Procissão do Cristo Morto. Às 18h30, a magia teatral tomará conta da Praça da Revolução com a encenação da crucificação de Jesus Cristo. O dia termina com a concessão da Benção Final, a partir das 19h.

No Sábado de Aleluia (7), será celebrada a Vigília Pascal, também a partir das 19h. Vale destacar que cada participante terá de trazer a sua vela.

No Domingo de Páscoa (8), as atividades da Catedral começam cedo, às 4h30 da manhã, com a acolhida das paróquias na Concha Acústica do Parque da Maternidade.

Ao amanhecer, por volta das 5h, inicia-se o celébre ‘Alvorecer da Ressurreição’, que é quando as paróquias saúdam a ressurreição de Cristo com fogos, cantos e a celebração eucarística. A partir daí, a programação do dia encerra-se com celebrações da Santa Missa, às 6h, às 8h, às 17h e às 19h.        

Assuntos desta notícia

Join the Conversation