Curso ensina entidades a captar recursos para projetos de paratletismo

A Secretaria de Educação e Esporte do Acre promove em Rio Branco, neste fim de semana, o curso “Mobilização de Recursos para Projetos Esportivos”, trazido pelo paratleta Luiz Claúdio Pereira, vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro.

As palestras do evento estão sendo ministradas pela socióloga Paula Lobo, consultora técnica do Comitê. Paula explica que o curso visa apresentar uma nova forma de posicionamento e comunicação para as entidades que trabalham com paratletas, auxiliando-as a elaborar projetos para captar recursos financeiros para suas atividades e, depois, gerenciá-los. “Em vez de assistencialismo, adotamos a ideia da sustentabilidade das organizações, superando os vínculos de dependência. Os participantes deste curso saem dele com um olhar renovado a respeito do mercado de financiamento de projetos”, diz.

Iranildes Saraiva, coordenadora de ensino da Escola Clarice Fecury, afirmou, na abertura do curso: “Nossa expectativa é a melhor possível, pois a proposta vem ao encontro da necessidade de incluir as pessoas com deficiência na sociedade. Parabenizamos o governo do estado pela iniciativa”.

Na sexta-feira, 20, o vice-presidente do Comitê Paraolímpico participou de reunião com o governador Tião Viana, o senador Aníbal Diniz e o secretário de esporte Mauro de Deus. Na ocasião, o governador declarou que o Acre tem interesse e irá se empenhar em receber empresas fabricantes de cadeiras de rodas no estado.

E Luiz Cláudio Pereira afirma que o Comitê Paralímpico está reunindo esforços para fazer o Brasil chegar, em 2016, ao ranking de quinta potência mundial na categoria. “Este país também é nosso. Queremos ocupar espaço”, disse. (Agência Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation