X

Detran lança projeto Educador Voluntário na Escola

Com o objetivo de melhorar o trânsito próximo às escolas e proporcionar maior segurança aos alunos, o Detran iniciou o projeto Educador Voluntário na Escola. A ideia é envolver a comunidade escolar nas ações, pois, além de garantir maior segurança na travessia dos estudantes, pretende-se, também, buscar a mudança de comportamento de condutores e pedestres.

O conceito é identificar dentro da escola ou da própria comunidade pessoas que tenham o perfil para atuarem como educadores voluntários. Os escolhidos passam por um treinamento teórico e prático para em seguida iniciarem o trabalho de auxílio à travessia de pedestres e orientação na forma de como os pais devem se portar quando estão dirigindo nas proximidades da área escolar.

O projeto vai atuar nas escolas públicas e privadas da capital e tem como eixos principais a preservação da vida, o respeito à cidadania e a garantia dos direitos fundamentais da criança e do adolescente. “Com isso pretendemos sensibilizar e envolver a comunidade escolar através de orientações e demonstrações de comportamentos seguros, adequados e possíveis, buscando desenvolver a consciência adequada em cada ser humano para a segurança de crianças, jovens e adultos no trânsito”, explicou a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

A 1ª instituição de ensino a aderir ao projeto foi o Colégio Vitória, localizado na Cohab do Bosque, que atende ao todo 550 alunos, nos turnos da manhã e tarde. “Esperamos proporcionar maior segurança para as nossas crianças durante a entrada e a saída”, disse a diretora de escola, Eva Passarinho. Inicialmente o Colégio Vitória disponibilizou dois servidores, que irão atuar como educadores voluntários. (Assessoria Detran/AC)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: