X

Ifac lança o Projeto Amazônia Sustentável: a Trajetória dos Povos da Floresta

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac/Ac) lançou hoje (19), o Projeto Amazônia Sustentável: a Trajetória dos Povos da Floresta. A ação no campus de Rio Branco será focada na Campanha de Coleta Seletiva Solidária. Durante a campanha, foi assinado o Termo de Adesão entre a direção do Ifac ao projeto Catar, além da apresentação sobre o uso das embalagens Tetra Pack.

De acordo com Irineide Ferraz, coordenadora do Programa de Coleta Seletiva Solidária, os resíduos recicláveis coletados serão doados ao Projeto Catar. “Pretendemos tornar o Ifac um ponto de entrega voluntaria, para a comunidade acadêmica e a da região possam participar. A coleta coletiva solidária consiste na coleta de resíduos recicláveis e reutilizáveis nas fontes geradoras para serem doados para cooperativas que trabalham com esse material. Esse material é retirado da natureza e será doado ao projeto Catar, incrementando a renda das 35 famílias que trabalham nessa cooperativa”.

Marcelo Minghelli, reitor da instituição, destacou a importância da coleta seletiva solidária para o Ifac. “É um importante projeto, a instituição está engajada nos projetos de sustentabilidade. Nós temos vários cursos nas áreas de tecnologia, química, cursos que trabalham com a questão ambiental. Portanto, não seria coerente da nossa parte não implantar os projetos na própria instituição. É importante que haja conscientização dos nossos alunos e da população”, afirmou Marcelo.

Pedro Moraes faz parte do Projeto Catar. Ele disse que ações como esta ajudam a desenvolver a cooperativa. “Através dos projetos voluntários desenvolvemos o nosso. A população ainda não está consciente. A comunidade precisa se envolver com o projeto. Essa doação dos materiais é dividida entre os catadores”. 

Cristina Boaventura, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informou que há uma grande preocupação com o lixo descartado no meio ambiente.

“Essa atitude nos deixa muito felizes, a nossa preocupação no município é com a questão do lixo que é jogado à céu aberto, nos rios, igarapés. Quando uma instituição toma essa iniciativa de fazer a coleta seletiva solidária dentro da sua área, dá uma grande contribuição”.

A Campanha Seletiva Solidária terá o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária, Cooperativa Catar, Fundação de Tecnologia do Acre e Central de Abastecimento do Acre.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: