Liderança da Reserva Cazumbá vence o Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2012

Aldeci Cerqueira Maia, o Nenzinho, foi o vencedor do Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2012. O reconhecimento é resultado do trabalho desenvolvido na Reserva Extrativista Cazumbá, no município de Sena Madureira. A solenidade de entrega aconteceu na última sexta-feira no auditório da Embrapa.

“As drogas e o alcoolismo entraram no Cazumbá”, reconhece Nenzinho. Atualmente, o líder comunitário trabalha também com a reintegração de 30 jovens viciados em álcool e dependentes químicos que moram na reserva extrativista.

A justificativa para a escolha de Nenzinho como vencedor do Prêmio Betinho não se fundamenta apenas nesse trabalho de apoio a dependentes químicos. A jornada da liderança é bem mais longa. Com o trabalho comunitário de valorização da vida na reserva Cazumbá, Nenzinho tem consolidado as expressões culturais do povo da região.

O Prêmio Betinho Atitude Cidadã é concedido pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida. Trata-se de uma grande rede de instituições formada em 1993 sob forte influência das ideias do sociólogo Herbet de Souza, o Betinho.

No Acre, o Coep possui uma rede de 28 instituições. Nenhuma é do setor privado. Todas são públicas ou do terceiro setor. “O Coep já tem demonstrado ações práticas e deve ampliar a rede de colaboradores”, afirmou a secretária-executiva do Coep/AC, Cleísa Brasil. Em todo o país, são mais de 1,1 mil instituições parceiras do comitê.

O Coep/AC atuou na mudança do cenário econômico e so-cial dos bairros El Dourado, Vitória e Chico Mendes. Há aproximadamente 10 anos, a região desses bairros era uma das mais violentas e com grande número de excluídos.

Com intervenções do poder público e de organizações parceiras como o Coep/AC, aos poucos o cenário tem mudado. Parcerias com escolas, igrejas protestantes, católicas e lideranças comunitárias buscam novas formas de convivência.

Outros líderes
Neiva Martins, uma das coordenadoras do ponto de cultura Som da Floresta executado pela ONG Vertente, e Haílton Melo de Araújo, o Fé, foram as outras duas lideranças comunitárias que concorreram com Nenzinho ao Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2012.

Durante a entrega do prêmio foi aclamada como a secretária-executiva do Coep/AC Kelen Lacerda, funcionária da Eletrobras. Junto com Cleísa Brasil, vai conduzir as ações do Coep em todo Estado.

A Embrapa é uma instituição que lidera o trabalho do comitê no Estado. O presidente do Coep, inclusive, é o chefe-geral da instituição, Judson Valentim.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation