OAB divulga resultado preliminar do 6º Exame de Ordem Unificado

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou ontem o resultado preliminar da segunda fase do 6º Exame de Ordem Unificado. A prova prático-profissional foi aplicada no dia 25 de março para os candidatos classificados na primeira fase.

Segundo a OAB, o prazo para recurso terá início às 12h de quarta-feira (horário oficial de Brasília) e término às 12h do dia 21 de abril, conforme o edital. O resultado final do 6º Exame de Ordem Unificado será divulgado na data provável de 3 de maio de 2012.

Foram aprovados na segunda fase os candidatos que tiraram a nota mínima 6 na prova, que foi composta de uma peça profissional valendo 5 pontos e 4 questões (valendo 1,25 ponto cada) sob a forma de situações-problema, nas seguintes áreas de opção do examinando: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente direito processual.

STF considera prova constitucionals
Em outubro de 2011 o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou o recurso de um bacharel em Direito, considerando constitucional a realização da prova da OAB. O relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, defendeu o papel da Ordem dos Advogados ao destacar que o exame assume o papel de “proteger a sociedade dos riscos relativos à má operação do Direito”.

O Exame de Ordem foi cria-do em 1994, com a aprovação da Lei do Estatuto da Advocacia e da OAB. Desde então, milhares de candidatos vêm sendo reprovados a exemplo do que ocorreu nas últimas edições, quando a taxa de aprovação ficou em torno de 15%. De 1997 para cá, o número de cursos de Direito no País passou de 200 para mais de 1,2 mil, que formam cerca de 90 mil bacharéis anualmente. (Terra Brasil)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation