8 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

8 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Representantes do R20 visitam o Acre

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
14/04/2012 - 18:46
Manda no zap!CompartilharTuitar

Conhecer de perto a política acreana baseada na sustentabilidade e fazer levantamento de possíveis investimentos que estejam ao interesse das 105 empresas ligadas a rede de financiamento verde do R20 (Regions of Climate Action). Este foi o motivo da visita de Terri Tamminen e Jorge Pinheiro Machado, ao governador Tião Viana.

Segundo o americano Terri Tamminen, que visita o Acre pela primeira vez, o projeto de lei apresentado pelo então senador Tião Viana de que empresas baseadas na sustentabilidade tenham tratamento diferenciado chamou atenção do R20 – organização sem fins lucrativos fundada em 2011, pelo governador Arnold Schwarzenegger e outros líderes mundiais, em cooperação com as Nações Unidas – e despertou na organização o desejo de conhecer in loco as práticas sustentáveis adotadas pelo Estado.

Em 2011, a chefe da Casa Civil, Márcia Regina, participou do lançamento de um movimento apoiado pelo R20 e intitulado de Greenovation Initiative, no Rio de Janeiro.  No evento o Estado apresentou seu amadurecimento em termos de política ambiental, o que aumentou o interesse do Regions of Climate Action.

“O R20 é uma coalizão de parceiros liderados por governos regionais que trabalham para promover e implementar projetos que são projetados para produzir uma série de benefícios econômicos e ambientais na forma de consumo reduzido de energia, de emissões de gases de efeito estufa e o fortalecimento das economias locais. A experiência acreana é uma inspiração”, explica Tamminen.

Segundo Jorge Pinheiro, o R20 trabalha no intuito de auxiliar governos a elaborarem políticas públicas voltadas para a preservação ambiental, agregando o uso da tecnologia, e desta forma trazendo investimentos para o Estado. Ele explicou que ter uma reunião da R20 durante a Rio +20 será uma grande oportunidade para fortalecer as ações nesse sentido.

O governador Tião Viana foi convidado pelos visitantes para apresentar a experiência do Acre a outros governadores durante reunião da R20, que acontecerá na Rio + 20, em junho, no Rio de Janeiro. Tião Viana agradeceu o convite e diz ter ficado feliz com a visita de Terry e Jorge, que acreditam em uma integração voltada naquilo que também é a aposta do Governo. “Não temos interesse em doações, mas em ajuda interessada. Em associações de interesses econômicos pela economia verde”, diz Viana.

Para os membros do R20, a ZPE acreana tem papel importantíssimo na nova ordem mundial de valorização da economia verde e do Baixo Carbono.

Políticas públicas voltadas para a Economia Verde – O Acre é destaque quando o assunto é desenvolvimento sustentável. Com 88% de seu território coberto por floresta e utilizando alternativas e ações da economia verde e sustentável, o Estado apresentou seu amadurecimento em termos de política ambiental.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Segundo o governador Tião Viana, o Acre vem há 12 anos implantando políticas baseadas na sustentabilidade. “As bases para que nosso desenvolvimento seja sustentável veem sendo implantadas ao longo dos últimos anos e agora estamos numa nova fase, com a ZPE e o apoio a industrialização, vamos levar o Acre a um novo patamar econômico”, afirma.

De acordo com o IBGE, o Acre foi o Estado que mais reduziu o índice de queimadas e incêndios florestais em todo Brasil: 93% entre 2007 e 2009. Na outra ponta, em 2009, é o quinto lugar no ranking nacional, com a taxa de crescimento acumulado do PIB de 45,7%. São números que reforçam o seu compromisso diante desse novo caminho. (Agência Acre)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Ico confirma mudanças no time titular do Estrelão

Próxima Notícia

Into realiza mais um mutirão de cirurgias de joelho no Acre

Mais Notícias

Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
3º destaque

Acre tem R$ 19,42 milhões devolvidos a aposentados por descontos indevidos do INSS

08/01/2026
Foto: Kátia Farias/Secom
Destaques Cotidiano

Com mais de R$ 100 milhões em débitos, Saerb estuda novo Refis após baixa adesão em Rio Branco

08/01/2026
O evento começa no próximo domingo e se estende até o dia 20 de janeiro. Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Missas, quermesses e procissão marcam festa de São Sebastião em Xapuri a partir do dia 11

08/01/2026
Foto: Assessoria CCZ/ Arquivo Pessoal
Geral

Abrigo municipal tem 65 cães e gatos disponíveis para adoção em Rio Branco; veja como adotar

08/01/2026
Foto: Divulgação
4º destaque

Comédias chegam ao cinema de Rio Branco com estreias para adultos e crianças; veja programação

08/01/2026
URGENTE: Motociclista de aplicativo morre após colisão com caminhão na BR-364, em Rio Branco
2º destaque

URGENTE: Motociclista de aplicativo morre após colisão com caminhão na BR-364, em Rio Branco

08/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Into realiza mais um mutirão de cirurgias de joelho no Acre

CIDH notifica o governo brasileiro e pede informações sobre comunidades que habitam a Bacia do Rio Xingu

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre