Petecão pede agência da Capitania dos Portos para Rio Branco

O senador Sérgio Petecão solicitou , em ofício, ao ministro da Defesa, Celso Amorim, a implantação pelo Comando da Marinha do Brasil de uma agência da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental em Rio Branco. O parlamentar lembrou que hoje a Capitania Fluvial, sediada em Manaus (AM), possui uma delegacia situada em Rondônia e mais sete agências-cinco localizadas no Amazonas e duas em Rondônia, além de um destacamento em São Gabriel da Cachoeira (AM), ”mas nenhuma no Vale do Acre”.

Petecão lembrou, entretanto, que a agência que está sendo construída em Cruzeiro do Sul servirá para atender o vale do Juruá e adjacências, região de forte atividade pesqueira e hoje subordinada à agência de Eirunepé(AM). E ressaltou que o vale do Acre, Iaco e Purus continuam vinculados à agência de Boca do Acre(AM), para onde os proprietários de embarcação têm que se deslocar para regularizar a situação.

O senador destacou que uma agência em Rio Branco viria contribuir para a supervisão das atividades relativas à Marinha Mercante e correlatas, no que se refere à segurança da navegação além da própria segurança nacional, assegurando a consecução  de seus propósitos e atribuições legais. ”A implantação de uma agência em Rio Branco servirá para a fiscalização e segurança da atividade mercantil e pesqueira,controle e prevenção do contrabando e narcotráfico, além de facilitar a vida de todos os que dependem da navegação fluvial da região”. (Assessoria)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation