X

Gazetinhas 20/05/2012

* A respeito de uma nota da coluninha na edição de ontem, leitor (deve ser professor) manda e-mail, rebatendo de pronto:

* “Informo ao senhor Silvio Martinello que a última greve dos professores da UFAC aconteceu em 2005. Portanto, há sete anos e durou exatos 120 dias…

* “Informo também que a qualidade de ensino está diretamente relacionada à valorização profissional e às condições de trabalho condizentes com o fazer docente…

* “O que, invariavelmente, não tem acontecido no sistema público de ensino superior no Brasil”.

* Tomi-lhe!

* Agora falando sério: que a última greve possa até mesmo ter ocorrido em 2005, mas que todos os anos acontecem paralisações e ameaças de greve é fato.

* Quanto à qualidade e ensino estar relacionada com as condições trabalho, salários etc. nada a discordar.

* Como nada a opor ao direito de greve.

* O que a sociedade cobra, exige é um entendimento entre governo e as entidades representativas dos servidores e docentes sobre essas pendengas que se arrastam há anos.

* Greve por “tempo indeterminado” em instituições públicas, convenhamos.

* A propósito, só pra lembrar, entisicar:

* todas as instituições públicas, em todos níveis, abrindo suas “caixas de pandora” por força da Lei de Acesso à Informação Pública, que passou a vigorar a partir da última quarta-feira.

* Não tem essa de que alguns poderes, como o Judiciário e casas legislativas, não são obrigados a revelar os vencimentos de seus servidores.

* São obrigados, sim.

* Como se leu ontem, o próprio presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ayres Britto, defendeu a divulgação de salários e gratificações de magistrados e servidores.

* Aqui, o governador Tião Viana já adiantou que dará entrevista coletiva sobre o assunto e seguirá o exemplo da presidenta Dilma Rousseff, que mandou escancarar tudo.

* O TJ/AC montou Grupo de Trabalho, sob o comando do desembargador Roberto Barros, para a aplicação da lei.

* O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Élson Santiago, prometeu que no próximo dia 27 entra na rede o portal da transparência.

* Enfim, a sociedade, sobretudo entidades independentes, como a OAB, os meios de comunicação precisam cobrar.

* Esta é uma oportunidade ímpar para se fazer um país um pouco mais transparente e decente.

* Rumores cada vez mais fortes de que o Supermercado Araújo fecha sua loja no Via Verde Shopping neste final de mês.

* Nesta edição, vale conferir entrevista do secretário de Polícia Civil, Emylson Farias, à filhota Maíra sobre o combate sem trégua aos pedófilos.

* Além da gripe “vampiro”, atacando na cidade também uma virose braba, que atinge o estômago e leva o cidadão ao vaso.

* Hoje começa o Brasileirão e o Fogão tem parada dura com os bambis.

Categories: Gazetinhas
A Gazeta do Acre: