X

Aeroporto de Rio Branco vai ser fechado temporariamente nos dias 16 e 17 e 23 e 24

O Aeroporto Internacional de Rio Branco vai ficar tempora-riamente fechado durante 2 finais de semana de junho, nos dias 16 e 17 e nos dias 23 e 24. A interdição será de 40h em cada período, totalizando 80h de inoperância. A suspensão valerá para os chamados ‘voos regulares’ (efetuados por aviões de maior porte) e servirá para que a Infraero, através de parceria com o Exército Brasileiro, realize serviços de reparo e manutenção indispensáveis para o eixo central da pista.  

O fechamento ficou acertado entre a Infraero (Empresa Brasileira de Estrutura Infraestrutura Aeroportuária) e representantes das companhias aéreas que atuam a nível local: a TAM, a Gol e a Trip, em uma reunião realizada no começo deste mês de maio. Apesar de ainda não haver uma Notam (nota técnica da Infraero para oficializar o aviso da regra aos aeronavegantes) para a interdição, a reunião já deixou estas datas (dias 16 e 17 e dias 23 e 24) pré determinadas.

As datas foram confirmadas, também, pela assessoria da Superintendência Regional Noroeste da Infraero. De acordo com a assessoria, os serviços na pista do aeroporto são altamente necessários para manter os níveis de segurança operacional das aeronaves. E o serviço deve ser feito logo, uma vez que só pode ser executado durante o ‘verão’, quando ocorrem poucas chuvas. Os reparos acontecerão em ritmo emergencial, em um trecho do pátio central da pista de 18m de largura com 200m de extensão (1.288 m² interditados).

Mesmo com a suspensão dos ‘voos regulares’, a pista continuará aberta, com a restrição de apenas 870 m² (do total de 2.158 m² que tem a pista) funcionando, para a operação das aeronaves de pequeno porte.

Como a interdição foi antecipadamente acordada entre as empresas aéreas, elas já tomaram as medidas necessárias para remarcar para outras datas todas as passagens que estavam agendadas para estes dias do fechamento da pista. 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: