Ex-vereadora Maria Antônia morre após luta contra câncer

 A ex-vereadora de Rio Branco Maria Antônia de Assis (PT) morreu na manhã de ontem, 4, no Hospital Santa Juliana, onde estava internada desde o dia 25 de abril. Maria Antônia tinha 68 anos e lutava contra um câncer no fígado. Ela aguardava na fila do transplante. A ex-vereadora deixa três filhos, dentre os quais, o assessor especial do governo Gilvandro Assis.

 Familiares, amigos e fãs de Maria Antônia passaram o dia de ontem deixando mensagens de adeus nas redes sociais. O corpo da ex-vereadora  foi velado na Capela São João Batista e sepultado no cemitério Jardim da Saudade.

 Ex-funcionária do Banco da Amazônia, Maria Antônia era bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1997, antes era militante do PCdoB. Maria Antônia, entrou na política por meio do movimento sindical bancário. Foi líder do PT na Câmara Municipal de Rio Branco onde ocupou o cargo de vereadora por dois mandatos.
Maria Antônia se elegeu suplente de vereadora do PT, nas eleições de 2000. Assumiu a vaga na Câmara de Rio Branco em 2003, depois que a atual conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Naluh Gouveia se elegeu deputada estadual. Em 2004 conquistou um novo mandato, que cumpriu até 2008.

Governo do Estado divulga nota de pesar

 O Governo do Estado do Acre vem de público manifestar grande pesar pelo falecimento da ex-vereadora Maria Antônia Soares de Assis, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 4.

 Nascida em Brasileia em 1943, Maria Antônia era bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e filiada desde 1997 ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi líder do PT na Câmara Municipal de Rio Branco onde ocupou o cargo de vereadora por dois mandatos. Ex-funcionária do Banco da Amazônia, Maria Antônia, entrou na política por meio do movimento sindical bancário e logo se tornou uma referência nas lutas da classe alcançando a presidência do Sindicato dos Bancários. Também foi grande incentivadora da cultural acreana.

 Mulher do povo, a ex-vereadora, reconhecida por sua personalidade forte, desempenhou a função pública pautada pela ética e senso de justiça, e foi uma forte defensora dos direitos do cidadão.
Neste momento de dor, o Governo do Acre se solidariza com os familiares e amigos.
 
Tião Viana
Governador do Estado do Acre

César Messias
Vice-governador do Estado do Acre

Assuntos desta notícia

Join the Conversation