“Friagem” no Acre e em Rondônia: feriado com recorde de frio

frio140709Uma forte e grande massa de ar polar está influenciando não só o Sul e parte do Sudeste e do Centro-Oeste, mas também em Rondônia e no Acre. A entrada do ar polar nestes dois estados é denominada de friagem e provoca uma forte queda da temperatura. Os ventos da direção sul que são observados no Acre e Rondônia indicam a entrada do ar polar. No aeroporto de Rio Branco, a temperatura na madrugada chegou aos 24ºC, mas com a chuva e o vento frio, foi caindo pela manhã. Às 14 horas, hora de Brasília, a temperatura era de apenas 20ºC. Ontem, a temperatura em Rio Branco  chegou a quase 32ºC, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

A friagem pegou forte em Vilhena, no sul de Rondônia. Às 2h da tarde, pelo horário de Brasília, a temperatura na região do aeroporto local era de apenas 19ºC. Por volta das 9h, a temperatura chegou aos 16ºC. A chegada da frente fria provocou temporal em Vilhena. Foram acumulados 85,2 milímetros de chuva entre 18h do domingo e 6h da manhã de ontem. Mas praticamente toda a chuva, quase 74 milímetros, caiu em apenas 1 hora, entre 18 e 19h. A medição foi do Inmet. Na capital de RO, Porto Velho, o tempo ficou instável ontem, com pancadas de chuva e muitas nuvens. Os ventos da direção sul persistentes, que são da massa polar, já predominam e vão baixando a temperatura.

O feriado de 1º de Maio será com sensação de frio. A temperatura continua baixando no Acre e em Rondônia e deve ser recorde para este ano. Esta é a 1ª friagem intensa do outono. A mínima nos 2 estados deve ficar entre 12ºC a 15ºC.  (Clima tempo)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation