X

CONHEÇA AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PARA O VERÃO 2013

Encerrado o São Paulo Fashion Week Verão 2013, a coluna Gazeta Estilo faz um balanço das principais tendências dos desfiles. O evento, que aconteceu entre 11 e 16 de junho, reuniu estilistas, modelos, fashionistas e famosos do Brasil e do mundo que ansiavam pelas tendências do próximo Verão.


Transparência
Essa tendência, que também esteve presente no inverno, continua com tudo no Verão 2013. Faz um jogo de “mostra-esconde” que mistura sensualidade e graça, já que revela o corpo deixando sempre uma ponta de mistério, sem vulgaridade.


Maratonista

O short com pegada esportiva é um dos ícones do Verão 2013. Inspirado nas bermudas usadas por corredores, o short mais soltinho com pequenas fendas laterais sai das pistas de corrida direto para as noites quentes da estação.


Comprimento mullet
Este comprimento é caracterizado por ter a barra de trás do vestido ou saia mais comprida do que a da frente. No exterior, já é sucesso entre as fashionistas e agora promete ser o comprimento do Verão brasileiro.


Cores do Verão
As cores destaque do SPFW foram o verde limão, o pink e o prata. O flúor dá vida e um colorido todo especial aos looks de verão. Já o metalizado, herança do inverno, aparece com pegada futurista na cor prata.


Cropped top
O cropped top (ou blusa cortada) diz respeito às camisas que deixam a barriga à mostra. Para garantir elegância ao look, deve-se usar o cropped com calças, shorts ou saias de cintura alta, deixando apenas uma faixa da barriga aparecendo. As mais ousadas, podem usá-los com parte de baixo do mesmo tecido da blusa, formando um conjuntinho, que também está com tudo na estação!


Detalhes vazados

Outra tendência do SPFW que merece destaque é o recorte vazado. Ele aparece, principalmente, em vestidos e maiôs de forma inusitada e inesperada, seguindo a regra da transparência: mostrar sem ser vulgar.

TOP TEN
LANÇAMENTO DO PROJETO DE MUSEALIZAÇÃO DO “TEQUINHO”
Nos dias 25 e 26 de junho, a coordenadora do projeto de Musealização do Geoglifo Tequinho, arqueóloga Dra. Denise Schaan, e o grupo responsável pela execução do projeto, formado por pesquisadores e doutores da Universidade Federal do Pará, estará novamente no Acre.
***
A equipe virá participar do ato de lançamento do primeiro projeto de arqueologia comunitária no Acre, aprovado no edital da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), nas escolas “Edegar Cerqueira Filho”, “União e Progresso” e “Francisco de Assis II”, todas localizadas na Vila Pia, na BR-317, próximas ao geoglifo Tequinho.
***
No primeiro dia (25), pela manhã e tarde, o grupo juntamente com autoridades, imprensa, comunidade escolar e do entorno estará apresentando o projeto nas escolas. No dia seguinte (26), de 8 às 18h, na escola Edegar Cerqueira, será realizada uma oficina piloto com a participação de gestores, professores e alunos dos três estabelecimentos de ensino.
***
Após 35 anos da descoberta dos primeiros geoglifos no Acre e de muitos estudos realizados por cientistas brasileiros e estrangeiros, de diversas instituições de pesquisa, esse é o primeiro passo concreto para a preservação de um geoglifo localizado no estado, onde já foram registradas mais de 300 dessas estruturas.
    
ESCAVAÇÕES, LIVRO E DOCUMENTÁRIO
O projeto tem como focos principais o estudo do espaço através de escavações e a sua preparação para a visitação pública (musealização), com o auxílio dos moradores da Vila Pia, alunos e professores das escolas locais, utilizando estratégias de arqueologia comunitária, contri-buindo assim para a preservação e difusão do importante patrimônio arqueológico no estado do Acre.
***
Estão previstas, ainda, na execução do projeto, a gravação de um documentário e a produção de um livro sobre as histórias da comunidade da Vila Pia que convive com os imensos geoglifos desde o surgimento do vilarejo e os “causos” que permeiam o imaginário popular, escrito pelos próprios moradores, sob a orientação do grupo de cientistas.
***
Após a sua edição, os livros e DVDs serão distribuídos para as escolas da Rede Pública Estadual, visando a divulgação da arqueologia no Acre e a sensibilização de crianças e jovens para as questões que envolvem o patrimônio arqueológico, histórico e cultural local.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL MARCA OS 35 ANOS DE DESCOBERTAS DOS GEOGLIFOS
Na próxima semana, entre os dias 27 e 30 de junho acontecerá no Palácio de Justiça o II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARQUEOLOGIA DA AMAZÔNIA OCIDENTAL com a presença de pesquisadores do Brasil e do exterior, além de gestores e empresários envolvidos com o tema.
***
O evento marca a comemoração dos 35 anos de descobertas dos primeiros geoglifos no Acre. Durante a programação haverá também, no dia 27, logo após a abertura, o lançamento da exposição GEOGLIFOS DO ACRE – 35 ANOS DE DESCOBERTAS com fotografias assinadas pelos fotógrafos Edison Caetano e Diego Gurgel.
***
No dia 28, às 19h, após as palestras que ocorrerão durante todo o dia, haverá o lançamento do documentário “NA TRILHA DOS GEOGLIFOS”, com a presença da diretora Marisa Dwir.
***
Ótima oportunidade para que os interessados pelo assunto conheçam um pouco mais sobre essas fascinantes estruturas e participem dos debates com os convidados.
*** 
O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa Geoglifos do Amazônia com patrocínio do Banco da Amazônia, Iphan e Governo do Estado.


MAIS SOBREVÔOS

Com a intenção registrar novos geoglifos no estado, o fotógrafo Diego Gurgel acompanhou a equipe do PROJETO GEOGLIFOS, com Alceu Ranzi, Flora Braga e Marisa Dwir em sobrevoos de mais de 2 horas, durante o final de semana.
***
No comando do avião, que voou sem porta, o experiente piloto Fernando Ortiz, da empresa Ortiz Táxi Aéreo, parceiro de longa data do projeto.

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
A Cia. Garatuga de Artes Cênicas e Oficina de Teatro Expressão apresenta o espetáculo “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”.
***
A peça é uma releitura do famoso clássico de Lewis Carroll e será apresentada nos dias 16, 17, 23 e 24 de junho, às 18h, no Cine Teatro Recreio. As oficineiras são Jocilene Barroso e Núbia Alves. Informações: 8113-0933 e 9907-3259

FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO
Pela primeira vez em Rio Branco, A Mundial Art possibilita que os acreanos conheçam diversas culturas em um só lugar. Na feira encontra-se grande variedade em presentes, acessórios, artigos de moda e decoração.
***
Quem ainda não foi conferir os produtos da Mundial Art, tem até o dia 24/06. A feira acontece todos os dias na Maison Borges, de 15h às 23h.

PARABÉNS PARA NÓS!
Dia 15/06 o Acre comemorou os 50 anos de elevação do Território a Estado. Como em toda festa tem que ter boa música, o sambista Jorge Aragão foi quem animou a noite, em show gratuito, no Arena da Floresta.
***
Em entrevista, o cantor revelou que sua mãe é acreana, por isso ele tem forte ligação com o estado. É o Acre, mais uma vez, mostrando que “dá luz” a bons artistas!

Categories: Gazeta Estilo
A Gazeta do Acre: