Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pela primeira vez

Ainda sobre a construção da Cidade do Povo outro aspecto importante a destacar, além do principal de diminuir ou até mesmo zerar o déficit habitacional no Estado, é o de que pela primeira vez  se estará construindo um bairro modelo, levando-se em conta todos os requisitos recomendáveis para uma vida saudável.

No caso de Rio Branco, sabe-se que seu crescimento, sobretudo, nas últimas décadas, se deu completamente de forma desordenada devido ao intenso êxodo rural, provocado pela falência do extrativismo. Bairros inteiros foram surgindo de qualquer jeito, sem que o poder público tivesse condições ou mesmo capacidade de atender as mínimas demandas da população, como o fornecimento de água potável, saneamento básico e até mesmo energia elétrica.

Além disso, como se viu recentemente, muitos desses bairros, antigos ou mais recentes, localizados às margens do Rio Acre, são atingidos periodicamente por grandes alagações, causando todo tipo de transtornos e prejuízos a seus moradores. A rigor, alguns já deveriam ter sido desativados.

Daí a importância e a necessidade premente do surgimento de novos bairros em áreas mais elevadas e a serem construídos de forma social e ecologicamente correta, com todas características e equipamentos urbanos recomendáveis, como moradias dignas, saneamento básico, ruas calçadas etc.

Sair da versão mobile