Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Superando a “coivara”

Tudo o que for feito neste Estado para aumentar e modernizar a produção, nos diversos setores da economia, é bem-vindo e deve ser apoiado. É o que fez ontem o Governo do Estado ao entregar a produtores rurais, organizados em cooperativas, mais de 360 equipamentos agrícolas, no valor de R$ 37 milhões, recursos obtidos junto ao BNDES.

Como no setor industrial, este Estado precisa avançar na produção e modernização do setor agrícola voltado para a produção de alimentos, considerando que ainda sofre de uma dependência quase absoluta de outros centros produtores. E isso se faz não só com o aumento da área agricultável, mas, sobretudo, com a introdução de novas tecnologias, para o aumento da produtividade.

Possibilitar aos agricultores o acesso aos mais elementares meios de produção, como tratores, caminhões, escavadeiras, pode ser o começo desse novo estágio para o setor agrícola no Estado, superando de vez a rudimentar “técnica da coivara”. No estágio atual da economia de escala e acirrada competitividade de mercado, não há outra saída senão a modernização.

Ao mesmo, porém, em que oferece aos produtores esses instrumentos mais modernos de produção, o governo precisa acompanhar de perto esses programas voltados para a agricultura, piscicultura e outros que estão em elaboração e em execução nos diversos municípios do Estado, cobrando a con-trapartida no aumento da produção.  Nada deve ser dado de graça.

Sair da versão mobile