X

Night Bikers plantam 150 mudas de árvores

Um grupo que difunde a prática da atividade física junto com a consciência de se usar meios de transporte que não prejudicam o meio ambiente, esse é o Night Bikers, um grupo de ciclistas que se reúne nas noites de Rio Branco para pedalar e estimular hábitos saudáveis. E como não podia deixar de ser, o grupo participou das comemorações do Dia do Mundial do Meio Ambiente, e na noite desta terça-feira, 5, aproveitou para fazer uma pequena contribuição, plantando cerca de 150 mudas de árvores na Avenida Amadeo Barbosa.

A cicleata noturna saiu da Concha Acústica, no Parque da Maternidade, às 19 horas. Foram cerca de 100 ciclistas, mas o grupo ao todo conta com aproximadamente 300 pessoas, entre atletas do ciclismo profissional e amantes do passeio com bicicleta. O Night Bikers existe desde 2007, mas retomaram as atividades com mais frequência há quase dois meses. “Somos um movimento de ciclistas que se reúne toda quarta-feira, mas hoje estamos aqui, excepcionalmente pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, para fazer esse ato simbólico que representa nossa estima com as práticas ambientais”, explicou Cassiano Marques, organizador do Night Bikers Rio Branco.

O secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, esteve presente no evento e até levou seus filhos para a cicleata. Edegard agradeceu o empenho do grupo de ciclistas e falou da importância do ato: “É muito bom ver atitudes como essas. Vamos plantar 150 mudas de árvores na Amadeo Barbosa, mas não só plantar, como vai ficar o compromisso de cuidar delas”.  A Secretaria de Obras Públicas (Seop) deu um importante apoio ao ato, transportando e organizando as mudas de árvores para serem plantadas.

Os passeios dos Night Bikers também têm o objetivo de repassar a ideia da importância de praticar exercícios físicos e da conscientização acerca dos meios de transporte. Valder Rocha, que possui uma bicicleta personalizada com a pintura da bandeira do Acre e apelidada de Donatinho, em referência ao helicóptero João Donato, conta que o veículo representa também uma economia.  ”Eu estou indo trabalhar de bicicleta, tenho economizado muito dinheiro deixando o carro em casa. São doze anos usando bike, tenho um melhor condicionamento físico e já perdi mais de seis quilos”.

O grupo ainda prega a utilização de equipamentos de segurança como capacetes e luzes indicativas, além de realizar alongamentos coletivos antes da atividade. Quer fazer parte dos Night Bikers? Junte-se ao grupo no Facebook e saiba onde eles estão: www.facebook. com/groups/211387762297155/ (Samuel Bryan / Agência Acre)

Categories: ESPORTE
A Gazeta do Acre: