Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputados e enfermeiros discutem melhorias para a categoria

A Assembleia Legislativa (Aleac) realizou na manhã de ontem, no teatro Hélio Melo, audiência pública para discutir a situação dos profissionais de Enfermagem no Estado. Durante a audiência, proposta pelo deputado estadual Eduardo Farias (PCdoB), presidente da Comissão Saúde Pública e Assistência Social, enfermeiros e técnicos de enfermagem apresentaram suas reivindicações e pediram apoio dos deputados.
Audiencia-pública---F
Os deputados Wherles Rocha (PSDB), Chagas Romão (PMDB) e Geraldo Pereira (PT), além de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), do Ministério Público Estadual (MPE) e do Pró-Saúde, participaram da audiência pública.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Adailton Cruz, lembrou que entre as reivindicações da categoria está melhorias nas condições de trabalho; piso salarial para os enfermeiros; fixação da jornada de trabalho; garantia da eleição para escolha dos responsáveis técnicos, entre outros.

“Hoje é um dia importante para nossa categoria. Estamos nos reunindo com deputados e com representantes de vários órgãos para apresentar nossas reivindicações e cobrar melhorias para toda categoria. Nós queremos valorização, chega de sofrimento”, desabafou.

O deputado Eduardo Farias, revelou que a audiência é uma forma de promover um diálogo aberto entre o governo e os profissionais, buscando soluções para os principais problemas, visando principalmente oferecer um atendimento de qualidade para a população.

“Queremos ouvir a categoria e saber quais as suas necessidades. Esse é um momento importante para que possamos buscar alternativas e soluções para os problemas. Sabemos que avançamos muito. Nossa Saúde melhorou consideravelmente e queremos continuar avançando, visando sempre oferecer um melhor atendimento a nossa população”, destacou.

O promotor de Defesa da Saúde Pública do MPE, Glaucio Oshiro, parabenizou a iniciativa da Aleac e disse que o órgão está a disposição dos profissionais para que sejam apresentadas as reivindicações, visando sempre a valorização da categoria.

Durante a audiência, vários enfermeiros apresentaram suas reclamações, reivindicações e propostas. A expectativa é que representantes da categoria, do Governo do Estado e de outros órgãos se encontrem para discutir ações concretas de melhorias para os profissionais

Deputados garantem apoio a enfermeiros
Os deputados Wherles Rocha (PSDB), Chagas Romão (PMDB) e Geraldo Pereira (PT) participaram da audiência e fizeram questão de manifestar apoio aos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Eles lembraram, entre outras coisas, a importância dos profissionais para o bom funcionamento do sistema de saúde.

“Sabemos dos avanços e também que ainda existem alguns problemas que precisam ser resolvidos. Aquilo que for real e transparente vamos apoiar, pois sabemos da importância desses profissionais para salvar vidas. Não podemos politizar esse debate, pois olhando para o passado, percebemos que hoje vivemos um novo momento”, disse Geraldo Pereira.

Para o deputado Chagas Romão a audiência pública foi fundamental para que os enfermeiros apresentassem suas reivindicações e pudessem se unir na luta por melhores condições de trabalho e melhorias salariais.

“Como deputados nós devemos caminhar sempre ao lado do povo. Vocês são profissionais importantes para salvar vidas e precisam ser valorizados. Sabemos de pessoas que estão cansadas pela grande carga de trabalho. O salário não é o ideal e ainda tem outras dificuldades. Então quero me colocar sempre a disposição para ajudar no que for preciso”, afirmou.

O deputado Wherles Rocha criticou o sistema adotado pelo Pró-Saúde, afirmando que a entidade prejudica os profissio-nais, trazendo assim, muitos prejuízos para a categoria. Ele também lamentou a desvalorização dos enfermeiros e técnicos.

“Esse Pró-Saúde foi um verdadeiro vilão para os profissionais. Precisamos rever os contratos, pois os trabalhadores estão sendo prejudicados. Visitando as unidades de Saúde percebemos que precisamos avançar muito. Não podemos tratar com descaso uma categoria que cuida de vidas”, disse.

Representante do governo destaca avanços
O secretário adjunto de Saúde, médico Amsterdam Sandres, participou da audiência pública e destacou os avanços na Saúde Pública do Acre. Ele lembrou que nos últimos anos o Governo do Estado vem trabalhando para garantir a valorização dos profissionais, com melhorias salariais e nas condições de trabalho.

“Nos últimos anos tivemos muitos avanços. Claro que sabemos que ainda temos dificuldades, mas estamos trabalhando para solucionar cada uma de nossas deficiências. Mas não podemos negar que muitos foram as melhorias. O Governo do Estado tem uma preocupação especial com a valorização dos profissionais, pois sabe que eles são responsáveis pelo atendimento à população”, disse.

Ele ouviu atentamente as reivindicações da categoria e disse que o governo sempre esteve aberto ao diálogo com os profissionais. Para o secretário, o momento é de unir forças em busca da solução dos problemas.

Sair da versão mobile