X

Tião Viana sanciona leis que beneficiam os portadores da Síndrome de Down

O governador Tião Viana sancionou 2 leis que garantem melhorias aos portadores da Síndrome de Down. O 1º projeto institui a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down e o Programa Estadual de Orientação para profissionais das áreas da Educação e Saúde. A 2ª lei assegura a realização de exame de Ecocardiograma em recém nascidos portadores da doença, gratuitamente na rede pública estadual.

Antes de seguir para a sanção do governador Tião Viana, os dois projetos, de autoria do deputado estadual Ney Amorim (PT), primeiro secretário da Casa, foram aprovados pelos deputados estaduais que elogiaram a iniciativa do colega parlamentar.

“São 2 leis importantes, que visam unicamente garantir melhorias para os portadores da síndrome e para suas famílias. Sei que precisamos dar atenção especial para os portadores, pois tenho um filho com Síndrome de Down. Agradeço ao gesto do governador Tião Viana e dos nossos deputados”, afirmou Amorim.

O parlamentar lembrou que a incidência das doenças cardíacas congênitas na população em geral é menor do que 1%. Esta associação, porém, chega a 50% nas crianças com Síndrome de Down, com grande índice de mortalidade nos primeiros anos de vida.

Para o parlamentar, a realização de exame, com a avaliação cardiológica precoce nas crianças com Síndrome de Down, é importante para garantir um tratamento adequado. Isso evita a morte de crianças portadoras da doença, que seriam encaminhadas para o Serviço de Estimulação e Habilitação, composto por fisioterapia e terapia ocupacional.
“Logo que a criança nascer vai realizar o exame gratuitamente, poupando despesas para as famílias e ajudando a identificar outros problemas cardíacos nas crianças portadoras da doença. Precisamos olhar com mais carinho para estas pessoas, que merecem nossa atenção e respeito”, destacou.

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: