Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Em boa hora

Esta operação realizada ontem pela Polícia Federal, com a prisão de dezenas de pessoas, só vem a atestar que o narcotráfico fincou seus tentáculos também aqui no Acre, tentando abrir mais um de seus corredores de exportação de vários tipos de drogas, sobretudo a cocaína e seus derivados.

Não poderia ser diferente e não surpreende considerando a posição geográfica do Estado, fazendo fronteira com os dois países maiores produtores da droga, e a vulnerabilidade de cerca de 2 mil Km de fronteira.

Ao contrário do que se supõe, ou por ingenuidade ou por omissão, o narcotráfico é um dos problemas graves da Amazônia e deve ser combatido permanentemente, porque no seu rastro vem tudo o que não presta: o crime organizado, os assaltos, a prostituição, até mesmo a corrupção.

Aliás, esta operação da Polícia Federal vem em boa hora, quando se acaba de lançar também aqui no Estado a campanha nacional de combate ao crack. Não será com medidas paliativas que se vai combater e vencer essa epidemia que tomou conta dos centros urbanos.

Preocupar-se e tratar dos dependentes é uma boa e necessária medida. Contudo, é preciso sempre ava-liar que só existe o consumo, porque existe o tráfico e sem uma ação firme e inteligente de combate, sobretudo, aos cartéis do narcotráfico, não há chances de debelar essa epidemia.

Sair da versão mobile