X

Seca do Rio Acre faz governo decretar situação emergencial

Depois de enfrentar a maior enchente de sua história, o Acre pode agora ter de encarar a sua pior seca. Preocupado com a intensa redução das chuvas neste período do ano e com o nível do Rio Acre cada dia mais baixo, o governador Tião Viana decretou ontem situação de emergência nos municípios da bacia do Rio Acre, especialmente em Rio Branco. O decreto foi publicado no Diário Oficial de ontem.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/Acre) o Rio Acre poderá ter a ocorrência de extrema seca no final do mês de agosto até meados do mês de outubro de 2012, situa-ção historicamente ainda não registrada. A irregularidade de chuvas tem sido verificada desde o mês de maio, de acordo com monitoramento feito pela Cedec/Acre.

A redução no volume d’água de alguns reservatórios, ocasionados pela estiagem prolongada, com a ocorrência de racionamento de água potável, tem preocupado as autoridades.  

A partir da publicação de decreto, os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec) ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados pelo desastre, mediante prévia articulação com a Cedec/Acre, e de acordo com o planejado com a devida antecipação. “Os procedimentos administrativos devem ser agilizados e priorizados para o atendimento aos municípios prejudicados pela estiagem”, destaca o decreto. O decreto vale por 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: