X

Primeira dama

Atenta ao Programa Gente em Debate da  Rádio Difusora Acreana ( sou  ouvinte assídua) nessa sexta feira, ouvi a entrevista da primeira dama do Estado, esposa do governador Tião Viana, Marlúcia Cândida. Ela foi à Tarauacá ver de perto o caso de uma criança foi espancada até a morte por um homem de 50 anos de idade, que já foi preso. Ela foi visitar a mãe da criança e na entrevista à Difusora falou sobre violência doméstica. Conclamou a todos para que se sintam envolvidos e responsáveis pelos casos de violência que estão perto de nós. Como casos de espancamento de  mulheres e crianças.

Eu fiquei pensando: “É, o Acre tem uma primeira dama”. Não uma mulher para ocupar a secretaria de Bem Estar Social, mas para alavancar ações e abordar temas importantes para a sociedade, como a violência doméstica.  Achei adequada a abordagem dela sobre o assunto: para não ficarmos no jargão “em briga de marido e mulher não se mete a colher”. Ela conclamou a todos para agir, reagir com  a mesma indignação contra o espancamento de crianças, de quando “se toca fogo em florestas ou se maltrata animais”. Falou em denunciar, denunciar….  

Ela também já havia promovido uma campanha de arrecadação de água e outros itens para os desabrigados pela enchente no Acre e em Santa Catarina. Arquiteta de sucesso, professora universitária e com opiniões firmes, Marlúcia definitivamente não passa despercebida em eventos políticos e agendas governamentais. Em cobertura jornalística recente no lançamento do comitê central de campanha do candidato  a prefeito da situação, vi o que todos viram: quem brilhou foi ela. Com o dom da oratória simples  e direta, ela foi uma das únicas que empolgou os presentes naquele fim de tarde…     

Ela aliás, está em todas… Seja em inauguração, festa… Lá de mãos dadas com o governador. Não é do tipo empoada, sempre arrumada. Se permite ser natural, cabelos soltos, pouca maquiagem…. Não quero aqui rasgar seda para Marlúcia Cândida, mas destacar que aos poucos ela conquista sim, um lugar especial que estava meio “desocupado” ultimamente. Bom saber que uma mulher que pensa, que tem personalidade forte está perto do governante…  Que ela dê sim, sua opinião, que traga à tona assuntos importantes. Que dê seu toque de mãe e mulher nesse “servir de todo coração”…
 
*Sandra Assunção é jornalista.
E-mail: sandraassunção42@gmail.com

Categories: Espaço do Leitor
A Gazeta do Acre: