X

Às urnas

Mesmo com suas limitações, a democracia representativa ainda é o melhor regime e escolher seus administradores e representantes nos parlamentos é um direito e um instrumento que a sociedade, os eleitores dispõem para exercer sua cidadania.

Comparecer às urnas neste domingo, portanto, é exercer esse direito de forma livre e responsável. No caso, os eleitores precisam lembrar que esta é uma eleição para escolher os prefeitos, os administradores de seus municípios, de suas cidades, e os vereadores que os representarão na câmara municipal.

Trata-se, portanto, de uma eleição específica, na qual estarão em questão, antes de tudo, a administração da cidade, com seus problemas concretos, objetivos, que interferem no dia a dia das comunidades. Não se está elegendo o presidente da República, o governador nem o papa ou qualquer outro.

Por isso, a necessidade de o eleitor aguçar sua capacidade de discernimento para analisar o perfil e as propostas apresentadas pelos diversos candidatos ao longo da campanha eleitoral e escolher aquele que julgar mais preparado para administrar a cidade e para representá-lo no parlamento.

Isso é o que interessa nessas eleições e não outras questões diversionistas, secundárias, que só interessam a políticos profissionais. Ir às urnas neste domingo é, pois, antes de tudo exercer um direito e firmar um compromisso com o bem estar da cidade, escolhendo um bom prefeito e bons vereadores.

Categories: EDITORIAL
A Gazeta do Acre: