Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sem maquiagem

Apesar das limitações inerentes a este tipo de programa e limitações dos próprios participantes, o debate realizado anteontem entre os seis candidatos a prefeito da Capital foi um momento importante sim da atual campanha eleitoral.

Quanto mais exposição dos candidatos e confrontos de ideias e propostas de governo houver, melhor para os eleitores aguçarem seu discernimento e decidirem ou consolidarem suas escolhas, seus votos, se ainda não o fizeram.

A exposição, sem maquiagem, dos vários candidatos diante das câmeras, o teor e a consistência de suas perguntas e respostas por si só já são bons indicadores ou parâmetros para os telespectadores, os eleitores, no caso, avaliarem seu preparo e, sobretudo, seus programas de governo.

Com uma ou outra exceção, o que se observou neste debate é que a maioria dos candidatos ainda tomou consciência de que esta é uma eleição específica. Ou seja, uma eleição para escolher o prefeito, o administrador do município, da cidade, que tem problemas específicos e requer soluções também específicas, objetivas.

Na ânsia de apenas armarem ciladas para atacar os adversários, alguns candidatos acabaram se enredando em suas próprias artimanhas ou em vender todo tipo de facilidades, sem convencer os eleitores de que terão recursos e condições de cumprir um chorrilho de promessas que desfiaram.  

Sair da versão mobile