Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais uma tentativa

Em mais uma tentativa de fazer baixar os altos índices de acidentes de trânsito, surge mais uma lei aprovada pelo Congresso, elevando o valor da multa aos motoristas que forem flagrados dirigindo embriagados ou acima do teor alcoólico já estipulado por outros dispositivos legais.

Com o valor da multa praticamente irrisório que vigorava até então, pretende-se com este aumento mexer no bolso do condutor, alertando-o, pelo menos, que arcará com algum prejuízo financeiro se for flagrado.

Pode ser sim mais uma tentativa válida e deve ser aplicada com todo o rigor para diminuir os altos índices de acidentes, que tanto aleijam e matam neste país. De antemão, porém, sabe-se que não será suficiente. Neste como em outros casos, o fundamental é ainda insistir na conscientização e na educação.

Parece o óbvio, mas é justamente pelo óbvio que se mede o grau da qualidade de vida de uma sociedade. Ou seja, a partir não só do respeito às leis vigentes, mas, sobretudo, por atitudes ou comportamentos, começando pela família, passando pela escola e demais instituições.

Numa sociedade que estimula o consumismo, a competição, o bem- estar como valores máximos, é difícil falar em valores como a educação, o respeito ao próximo, a solidarie-dade, mas é preciso insistir sempre.  
 

Sair da versão mobile