Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sem desculpas

Autoridades do setor de Saúde e o próprio prefeito Raimundo Angelim admitem que subiram os casos de infestação predial da dengue e alertam que a população deve tomar os devidos cuidados para não permitir que a doença volte a se instalar e proliferar neste começo de “inverno amazônico”.

Depois de passar por dois, três anos seguidos de epidemia dessa doença, atingindo os maiores índices do país, os acreanos não têm mais desculpas para permitir que a dengue volte a se instalar.

Primeiro, porque sentiram na própria carne as consequências de uma doença que não é tão inofensiva quanto se supunha. Em estágios mais avançados, mata. Depois, pelo seu alto poder de propagação, lotando as enfermarias e leitos dos hospitais.

Além de estarem cientes sobre os riscos e as consequências, não se admite também uma nova recaída, porque todos sabem de cor os cuidados de prevenção que devem ser tomados no combate à doença, começando pela casa e quintal de cada morador, passando pelos bairros e logradouros públicos.

Neste particular, os órgãos públicos têm também sua quota de responsabilidade fazendo a sua parte para manter prédios, praças e ruas devidamente limpos. Cada um fazendo sua parte é possível sim derrotar essa doença, como se fez no ano passado.

Sair da versão mobile