Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sem mais desculpas

Por mais que se insista com campanhas educativas de prevenção, há ainda uma parcela considerável da população que não se deu conta sobre os riscos da dengue e os cuidados que devem ser tomadas para prevenir e combater a doença.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, o número de casos voltou a subir ao longo deste período das chuvas e já preocupam, considerando que o chamado “inverno amazônico” ainda perdurará por vários meses.

Como preocupa também o fato de que já há registros de alguns casos de dengue hemorrágica e alguns médicos especialistas alertam inclusive para o surgimento da dengue tipo 4, um estágio mais avançado da doença.

Entretanto, tudo isso, a rigor, já se sabe, considerando que a Capital e algumas cidades do interior passaram em anos passados por uma verdadeira epidemia da doença e campanhas e mais campanhas foram feitas sobre os cuidados que a população deve tomar na prevenção e combate.

Portanto, não há mais desculpas para o recrudescimento ou mesmo uma nova epidemia de dengue. Todo mundo, a população, como os órgãos públicos já sabem o que fazer, começando pelos cuidados mais elementares que cada um deve tomar a partir dos quintais de suas casas, passando pelas ruas e prédios públicos. São medidas simples, mas eficazes e delas depende o bem-estar de todos.

Sair da versão mobile